[Resenha] Uma garrafa no mar de Gaza - Valérie Zenatti

Livro: Uma garrafa no mar de Gaza
Autora: Valérie Zenatti
Número de páginas: 122
Editora: Seguinte
Classificação: 4,5/5 (favorito)

Minha Opinião:

Tal é uma adolescente israelense de 17 anos, que vive em Jerusalém com a sua família. Após um atentado de um homem-bomba, em um café perto de sua casa, Tal não consegue esquecer o horror causado pelo ataque, e resolve escrever sobre tudo o que a aflige.
Durante uma aula, ela tem a ideia de escrever uma carta, e colocá-la dentro de uma garrafa, para que seu irmão - que trabalha como enfermeiro militar - a jogue no mar de Gaza.

Esperando conhecer uma palestina da mesma idade para compartilhar os mesmos sentimentos de inconformismo pelo confronto que já dura mais de 6 décadas, Tal cria uma conta de e-mail para se comunicar exclusivamente com a pessoa que encontrar a garrafa. Mas para sua surpresa, ela recebe uma resposta de alguém chamado "Gazaman".
" Ela continua sua ofensiva, sem se dar conta. Ela me faz mal, ela me faz bem, me sinto oscilando sobre um fio: à direita para a luz, à esquerda para a noite escura, opaca, sem esperança. Quando sua mensagem chegou, senti o coração pulsando na cabeça. Para começar, isso é impossível, um coração não pode pulsar na cabeça. Mas por que alguma coisa ecoava no meu crânio, então? (pág.72)
Quando solicitei o livro de parceria, nem tinha lido a sinopse. Imaginava que seria sobre uma mensagem na garrafa, mas não tinha ideia que as mensagens seriam trocadas por "inimigos", por assim dizer.
Uma garrafa no mar de Gaza conseguiu me deixar sem palavras. Me desarmou completamente. Não sei exatamente por onde iniciar a resenha, mas devo dizer que a história me emocionou profundamente.
O livro intercala a narração de Tal e Naim - que escrevem sobre o cotidiano em uma espécie de diário - com os e-mails trocados entre eles. A narração em primeira pessoa foi extremamente favorável para explorar a alma dos personagens.
Valérie transformou as poucas páginas de seu romance, em um enredo grandioso, profundo, tocante e revelador. Podemos sentir através de Tal e Naim o medo, e a frustação por estarem de mãos atadas, observando de perto os ataques, sem nenhuma promessa garantida de que um dia haverá paz entre israelenses e palestinos.

A questão histórica sobre os confrontos também é explorada, sem qualquer apelo religioso e sem parecer que estamos em uma sala de aula. Temos a visão de um palestino e uma judia sobre o conflito, e ao ler os relatos de ambos, senti como se eu estivesse no meio de toda essa turbulência causada por anos de guerra. Como seria conviver diariamente com a ameaça de uma explosão? O que sentiria ao presenciar um bombardeio? Qual dos dois lados estaria com a razão? Será que os palestinos se compadecem dos civis que são mortos em mais um ataque bomba, ou comemoram todo e qualquer tipo de morte, até mesmo de inocentes? O desabafo de Naim e Tal conseguem transmitir a exata dimensão do que é viver com esses tipos de questionamento. Podemos ver o sangue manchando as ruas, os sonhos e ideais que se esvaem juntamente com as vítimas, e o pesadelo por nunca se sentir seguro. Acima de tudo, sentimos transbordando em cada desabafo, a esperança por verdadeiros dias de paz.
" Talvez você rasgue esta carta. Talvez você só sinta ódio ao ouvir o nome "Israel" (...) Mas, se esta carta tiver a sorte de encontrar você, se você tiver paciência de lê-la até o fim, se você pensar como eu, que precisamos aprender a nos conhecer, por mil bons motivos, e que queremos construir em meio à paz porque somos jovens, então me responda" (pág. 21)
O romance é apenas um pano de fundo. Eles deveriam se odiar, mas conforme conhecem um pouco mais sobre o outro, acabam nutrindo um sentimento de carinho, amizade, e o desejo de poder se encontrar sem a barreira da tela, mesmo que esse encontro seja efetivamente perigoso e arriscado.
Naim guarda um segredo até o final do livro, e apesar de plausível, senti falta de uma "conclusão", por este motivo classifiquei como 4,5.
Com um enredo denso, sentimentos genuínos explorados de modo magistral e personagens palpáveis, Uma garrafa no mar de Gaza conquistou um lugar de destaque na minha lista de favoritos. Ontem mesmo me peguei relendo alguns trechos que marquei, e certamente será um livro que irei reler muitas vezes.

A capa traz os rostos dos atores que protagonizam o filme, adaptado pelo diretor francês Thierry Binisti. Andei lendo algumas críticas sobre o filme, e pude comprovar que o enredo do livro sofreu muitas alterações. Aconselho que a leitura do livro seja feita antes de assistir a adaptação cinematográfica.

27 comentários:

  1. Não conhecia o livro...Parece ser bom mesmo.
    Achei o titulo meio estranho, mas esses são os melhores.

    Um reclamação Jac, pare de fazer essas lindas resenhas, senão me bolso não aguenta kkkk'
    Beijos
    Brubs

    ResponderExcluir
  2. Muito boa sua resenha, e sobre o livro, estou com uma vontade enorme de ler! A sinopse é maravilhosa, e acredito que o enredo do livro é muito mais. Vou ver se compro, porque quero muito dar uma olhada no livro. A capa não é uma das melhores, mas acho que a simplicidade e o uso dos atores da adaptação cinematográfica e com o tom azul no fundo ficaram muito lindos!

    Abraços, Joshua Guimarães

    ResponderExcluir
  3. Li uma ou outra coisa a respeito do livro, não sabia que abordava tais questões, parecem ótimo! Gostei do tema!

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Amei conhecer seu blog!
    Seguindo@
    Perfeita resenha!
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias
    livroterapias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Não gostei muita da capa, mas a proposta do livro parece ser muito boa.
    *bye*

    Louca por Romances

    ResponderExcluir
  6. De início, não tinha interesse nesse livro, mas tá me parecendo uma história tão bonita...

    ResponderExcluir
  7. SUPER MEGA HIPER LINDA PROMO DE NATAL
    AUTORES INDEPENDENTES \O/

    Olá!

    Estou aqui para convidar você a conhecer a nossa promoção que sorteará 10 livros de novos Autores nacionais:

    Bruna Longobucco, Simone Marques, Adriana Aguiar, Kamila Borges, Ronaldo Luiz de Souza, Jossi Borges, Camila

    Palmeira, Cesar Soares Farias e Pat Kovacs.

    Esse povo todo presenteará 1 Leitor com seus livros:

    Centúrias, Agridoce, Puny em Alto Mar, Vivendo Bem com o que Tem, Cristal, Requiem para o Natal, Escravos da

    Paixão, O Corretor (doação), O Grande Pajé e Caleidosópio.

    Para concorrer é muito simples. Basta seguir os nossos blogues e colocar os livros na sua estante do Skoob.

    A promoção irá de 03/12/2012 até 05/01/2013.

    O sorteio será no Dia de Reis, em 06/01/2013.

    Participe!

    Boa sorte!

    E tenha um Natal muito Felizão!

    ResponderExcluir
  8. Linda resenha, Jacque! Esse conflito histórico é algo que em geral nós, brasileiros, não entendemos muito bem, apesar de estar constantemente nas notícias dos jornais. Acho legal que seja explorado na forma de um romance impossível.
    Beijão!

    ResponderExcluir
  9. Oi Jacque!
    Não esperava que esse livro fosse tão bom. Já o tinha visto no skoob, porém nem parei para ler a sinopse. Mas acredito que seja um bom livro e o melhor é que você adorou.
    Parabéns pela resenha!
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  10. Oi flor,
    Lendo o título desse livro, imaginei algo diferente, e como você mesmo comentou lá no blog a mágica da resenha como sempre nos surpreende.
    Como você gostou bastante acredito que vou gosta também vai pra minha listinha :D
    Beijos
    http://marifriend.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi Jaque! Eu não esperava muito do livro, mas pelo visto ele é bem atraente. Acho que é muito forte e só de ler a resenha eu fiquei bem tocada. Eu vou ler, mas não agora.
    O que achei muito legal é o cenário do livro, não lembro de ter lido algo que passa neste local.
    Parabéns pela resenha.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books


    ResponderExcluir
  12. Oi Jacque, tudo bem?
    Fiquei apaixonada pelo livro por causa da sua resenha. Não conhecia, mas já estou desejando, pois gosto de livros assim, que nos façam pensar, e que mecham com os nossos sentimentos.
    Abraços,
    Amanda Almeida

    ResponderExcluir
  13. Oi amiga, que resenha é essa que me faz querer ler o livro imediatamente?
    Amei!! Desejo Agora!!
    Vou add agora no Skoob!!
    Adorei também o quote que vc selecionou..

    Beijoss
    http://www.dailyofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. A questão Palestina é um assunto delicado para mim. Tendo a achar que os israelenses devem ser expulsos de lá e 'cabou, mas a arte é transformadora e causa empatia, então toda vez que leio/vejo algo contando o lado deles da história fico com dúvidas. Esse já está na wishlist, com certeza.
    Boa semana!
    Isabel
    http://distopicamente.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. O livro não me chama a atenção, mas eu acho que vou assistir o filme. Se o filme for bom, o livro provavelmente também será, aí quem sabe eu dou uma chance.

    Beijos,
    Mandi - Book and Cupcake.

    ResponderExcluir
  16. Boa noite Jaqueline,

    ais um livro que fico conhecendo aqui no seu blog, achei a sinopse bem interessante e a sua excelente resenha esclareceu ainda mais sobre o livro, gosto dessa temática...parabéns pela sua resenha....abçs.


    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Não conhecia esse livro
    Mas gostei bastante da resenha
    Parece ser um livro bem agradavel

    Beijos
    @pocketlibro
    http://www.pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Oi,

    não conhecia esse livro, mas fiquei curiosa para lê-lo! A história parece ser mesmo interessante. Gostei da capa do livro e vou seguir o seu conselho, vou tentar ler o livro antes de ver o filme! Ótima resenha!!

    Bjs

    ResponderExcluir
  19. Oie!
    Nossa, não conhecia esse livro, mas sua resenha foi tão apaixonada que deu vontade de ler, mesmo sendo um tema que eu normalmente não vou atrás :)

    Beijooo!

    Ju
    Praticamente Inofensivo ;)

    ResponderExcluir
  20. Não conhecia o livro. E pela capa não seria açgo que eu pegaria pra ler ou procurar saber mais.
    Mas adorei sua resenha. Se ganhou lugar de destaque nos seus preferidos com certeza deve ter uma boa história e me deixou curiosa pra ler.
    Bjo

    ResponderExcluir
  21. Oie!
    Ainda não tinha visto este livro e também não sabia do filme.
    Parece ser um tema interesante, fiquei um pouco curiosa em relação as mensagens na garrafa, tem um que de mistério!

    Gostei da resenha!
    Bjinhs*
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Oi Jacque, não sabia o que imaginar desse livro, pela capa diria que era um filme, inclusive ;x rsrs
    Erros de interpretação à parte, acho muito bom autores que abordam esse conflito histórico, é parte do nosso mundo que muitos tendem a ignorar. Parece mesmo uma história ótima, fiquei curiosa para conhecer.

    Beijos

    ResponderExcluir
  23. Você Jacque como sempre quebrando meus paradigmas com livros que eu achava que não merecia ser lidos.
    Após ler sua resenha agora fiquei totalmente com vontade de ler o livro. O tema Israel me desperta interesse. bjs

    ResponderExcluir
  24. Parecce ser ótimo!
    bjoooooooooooooo
    http://opinandoemtudo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. A questão sobre a Faixa de Gaza por si só nos deixa estarrecidos, um romance falando sobre pessoas que falam sobre deve ser muito denso de se ler.
    Um livro que vai pra minha lista com toda certeza.
    Adorei sua resenha, e imagino que ao ler o livro vou chorar rios .
    Beijos
    Viviane
    RR

    ResponderExcluir
  26. O mais incrível é que um livro de só 122 páginas te encantou tanto. Deve ser muito bom mesmo.
    Adorei a resenha, já me emocionou. Imagine qdo eu ler o livro.

    ResponderExcluir
  27. Amei a resenha, assim que vi a capa me encantei pelo livro, e quando vi o tema me apaixonei mais ainda, gosto muito quando aborda sobre guerra, cartas e afins. E o nome Tal achei bem interessante.

    ResponderExcluir

Fique a vontade para comentar.Será muito bom saber o que você pensa...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...