[Resenha] A Linhagem - Camila Dornas

Livro: A Linhagem
Autora: Camila Dornas
Editora: Novo Século
Número de páginas: 334
Classificação: 5/5

Minha Opinião:

Evangeline Bennett está de casamento marcado com Hector Callum, porém, não gosta nada da ideia. Vivendo sob constante opressão de seu pai, ela decide que ninguém a obrigará se casar contra sua vontade. Para isso, ela decide usar seus poderes a fim de impedir os planos de seu pai, porém, não é só o seu casamento que ela terá que evitar. Quando surge uma ameaça de morte a vida do Rei, ela precisa mais do que nunca usar os seus poderes. O que ela não esperava era conhecer outras pessoas com dons parecidos, e estranhas criaturas que insistem em capturá-la.

" - Você está me olhando de um jeito engraçado - eu disse.
- Quero guardar a exata expressão dos seus olhos.
Eu sorri, flertando.
- Você vai esquecê-la assim que o sol nascer.
- No meu último suspiro, quando sentir a vida deixar meu corpo, a última coisa de que me esquecerei será o modo como me olha agora. (pág.284 e 285)

A Linhagem é o primeiro livro da autora Camila Dornas, e a sinopse não revelava muito da maravilhosa história que eu encontraria pela frente E foi melhor do que eu esperava.
O que mais me conquistou foi o cenário e a época em que se passa a narrativa. A autora foi feliz ao trazer a atmosfera londrina do século XVIII. Amo Londres, e vestidos pomposos combinaram perfeitamente com a aura sobrenatural criada por Camila.
A obra é narrada em primeira pessoa, por Evangeline, que não mede suas palavras, e eu a adorei por isso. Sarcástica e irônica, ela é o tipo de personagem que não se dobra as vontades de ninguém. Fugindo completamente do padrão das mocinhas da época, que viviam à sombra de seus maridos, Evangeline não tinha medo de falar o que pensa, ou usar seus poderes em público.
Ela é muito parecida comigo, e a imediata conexão foi o que a tornou uma das minhas mocinhas preferidas, ao lado da Elizabeth de Jane Austen. Por falar em Austen, se eu pudesse comparar os diálogos criados por Camila com o de alguma outra autora, certamente compararia aos de Jane. Espirituosos e regados de realidade, me conquistaram imediatamente.


A mitologia de bruxas criada por Dornas, é completamente envolvente. Usando os poderes dos elementos como ar, terra, água e fogo, Evangeline a principio se mostra perdida sobre o modo como usá-los. Isso até conhecer Dorian (pausa para o suspiro), que é quem a ajuda a tirar o melhor proveito dos elementos para canalizar todo o seu poder.
Como se não bastasse a autora ter criado o personagem perfeito, ela vai e resolve criar dois personagens perfeitos, que é o caso de Henry, o criado que cuida dos estábulos do palácio. Henry e Line formam um casal puro fogo, mas preciso confessar que por vezes desejei vê-la nos braços de Dorian, que se tornou meu queridinho com a sua mania de segui-la por todos os lados.
O pai de Evangeline, Julian Bennet, e seu modo de tratar a filha, com ignorância e até um desmedido ódio, me fizeram sentir verdadeira repulsa.

O que mais me atraiu na trama, foram as reviravoltas que me deixaram de queixo caído. Camila possui uma imensa capacidade de surpreender o leitor, e este foi o ponto forte de A Linhagem. Uma cena em especial me levou às lágrimas, e sinto simpatia por autores que não tem medo de ousar.
As criaturas de olhos brancos leitosos, praticamente apodrecendo, merecem destaque. Achei super original, assim como todo o enredo.
O desfecho foi perfeito. Não tiraria e nem acrescentaria nada ao livro.

Com personagens bem desenvolvidos, uma escrita impecável, e mitologia inovadora, Camila Dornas é a prova de que a literatura nacional pode ser tão boa e até superior a literatura internacional. Recomendo para os amantes de um bom sobrenatural, e mocinhas destemidas.

20 comentários:

  1. Olá Jacqueline,

    Leio boas resenhas sobre esse livro e a sua não é diferente, concordo com você que a literatura nacional eesta de parabéns e não perde nada para os internacionais.....parabéns pela resenha.....abçs.


    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Jacque! Este foi um livro que gostei muito também, fiquei muito feliz com o universo criado pela Camila. Eu fiquei torcendo muito pelo Dorian, pena o destino dele. Os melhores amigos de Evangeline também me cativaram e eu passei muita raiva com Julian, eita homem horrível. Bjos!!!

    ResponderExcluir
  3. Olá Jacqueline, esse livro parece ter um enredo bastante interessante. Nunca tinha lido nada sobre ele até agora, mas sua resenha me empolgou bastante exceto pelo fato de se tratar de um sobrenatural. Estou meio saturada de livros assim e preferindo histórias mais pé no chão.
    Ainda assim vou adicionar ele no meu skoob, estou precisando ler alguns livros nacionais e esse parece uma boa pedida.

    Beijos
    Caline - Mundo de Papel

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pela resenha Jaque, bom eu já acrescentaria algumas coisas, queria mais detalhes e principalmente no final.
    E queria mais de Dorian tb ^^

    beijos Mila
    http://www.dailyofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Eu tenho um prazer tão grande em ler resenhas positivas de obras nacionais. Recentemente vi esse livro em algum lugar e eu não daria nada por ele, depois dessa resenha pretendo dar uma chance. Mocinhas destemidas? Sobrenatural? Aí Jaque, você está quase me obrigando a ler esse livro. Deve ser mesmo algo horrível um pai como o de Evangeline, e essa mitologia de bruxas me deixou curiosa, é mesmo uma pena que as pessoas desvalorizem tanto nossos autores nacionais!

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Oi Jac, você sempre fazendo resenhas maravilhosas e me deixando morrendo de vontade de ler os livros (: ando muito sem tempo mais tenho certeza que encontro um tempo pra uma estória maravilhosa, bruxas, personagens adoráveis, Londres (pausa para o suspiro), vestidos pomposos e mocinhas destemidas! Adorei a resenha realmente me deixou com muita vontade de ler, e é muito verdade o que você falou, essa é uma das muitas provas de que autores brasileiros são tão bons quanto os internacionais ou até superiores, ansiosa pra ler (:

    Agente já postou lá, quer ler? Desde já obrigada!
    -Mica
    Fallen in Me

    ResponderExcluir
  7. Inglaterra e bruxas! <3
    Preciso deste livro. Haha
    Já faz algum tempo que eu quero lê-lo, Jack, e sua resenha foi o que faltava para me animar ainda mais. Tanto por falar sobre um assunto que eu adoro e ser ambientada na minha linda Inglaterra, quanto por ser uma ótima leitura.
    Adorei sua resenha. :)

    Beijocas.
    http://artesaliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. A capa tinha me chamado bastante a atenção, e quando soube que era um livro nacional, me interessei mais ainda. Sua resenha foi totalmente esclarecedora, mas ainda fico com um pé atrás quanto ao livro. É que não costumo me identificar tanto com livros sobrenaturais e tudo mais, mas se houver oportunidade, darei uma chance para esse livro :D

    ResponderExcluir
  9. E tão bom quando um livro nós surpreende, melhor ainda quando é um livro nacional; Pela sua resenha “A linhagem” parece ser ter tudo para ser tornar uma leitura agradável.

    *bye*

    http://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Tudo bem que você até gostou, mas já ouvi falar que a história tem furos gigantescos para um romance que se passa em tais tempos de glória! Mas estou curioso!!!
    Beijo,
    Vinícius - Livros & Rabiscos

    ResponderExcluir
  11. Que bom que você gostou! Sou particularmente desconfiada com alguns nacionais - geralmente as editoras brasileiras não são as adeptas mais fervorosas de uma revisão (de conteúdo e gramatical) bem feita e repetida... Estou cadastrada num booktour e ansiosa para chegar minha vez!

    ResponderExcluir
  12. Oi Jacque!
    UAU! Que resenha contagiante!
    Eu estou com esse livro para ler aqui e espero curtir muito, assim como você.
    Só o fato de comparar os diálogos com os da Tia Austen, já me deixaram mais interessado ainda.
    Com certeza o lerei logo logo. Acredito que amarei. *-*
    Parabéns pela resenha!
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  13. Olá linda, tudo bem com você ?
    Passando para dizer que adorei o seu blog. Achei ele que por acaso, pois estou visitando bastante gente hoje (risos)
    Mas adorei suas postagens, ainda mais se tratando de algo comum que são os livros. Enfim...Gostaria de te convidar a conhecer meu cantinho e também se quiser me linkar e me seguir, farei o mesmo pelo seu blog. Se puder também curtir minha pagina no facebook estarei te aguardando. Gostei muito daqui e espero que possamos ser boas amigas.
    beijinhos e parabens pelo seu cantinho. Adorei o Layout também =]]

    beijinhos querida

    JÁ ESTOU TE SEGUINDO...me segue e me avisa que eu te linko em meu blog, pois visito todos linkados lá !!


    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Oi Jacque,
    A trama parece ser muito boa, você só teceu elogios e fiquei impressionada. Já tinha ouvido falar de nome bem por cima mesmo, mas nunca tinha lido uma resenha.
    Gosto de encontrar boas indicações de nacionais. No momento estou atolada de leitura, mas gostei de saber que a autora conseguiu amarrar tudo direitinho e construiu uma boa história!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  15. Oi Jacque, o livro não me despertava tanto interesse, mas as resenhas têm sido tão positivas sobre a história que é impossível deixar a curiosidade de lado. Não sabia ainda sobre o "triângulo" amoroso, que está se tornando cansativo, mas não quando tem personagens tão perfeitos, né? rsrs
    Espero poder ler ;)

    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Oi Jacqueline...
    Já tinha ouvido falar muito bem desse livro... espero que quando eu pegar para lê-lo eu também goste assim como você...
    Fico muito feliz quando as pessoas gostam dos livros nacionais... não vou negar que tenho um pé atrás porque as vezes a escrita é meio imatura, muitas gírias nas falas coisas desnecessárias sabe?
    Mas espero gostar desse aí =)

    Beijos,
    Carol e seus livros.

    ResponderExcluir
  17. A capa é bonitinha e a história parece legal... mas não sei se leria.

    ResponderExcluir
  18. Oi Jacque! Todos estão falando muito bem a respeito de "A Linhagem" e pelo que você falou o livro pareceu-me excelente mesmo! Também acredito que a literatura nacional seja tão boa quanto a internacional, e as vezes o grande problema é justamente a pouca valorização dela!

    Beijão!

    ResponderExcluir
  19. Oiii!
    Gosto quando as autoras inovam em suas histórias! Leio sempre resenhas positivas sobre esse livro, fico curiosa toda vez que isso acontece!
    Beijos

    Elidiane - Leitura entre amigas

    ResponderExcluir
  20. Gostei muito da sua resenha e me interessou bastante o livro! Não tinha lido nada até então sobre ele, e o que vc disse que ele é mto original e não tiraria nada e nem acrescenta, chamou atenção pq logo deve ser um livro mto bom!

    ResponderExcluir

Fique a vontade para comentar.Será muito bom saber o que você pensa...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...