[Resenha] A queda dos reinos - Morgan Rodhes

Livro: A Queda dos Reinos - livro #1
Autora: Morgan Rodhes
Editora: Seguinte
Número de páginas: 399
Classificação: 3,5/5

Minha Opinião:

Tramas medievais costumam chamar minha atenção mesmo antes de ler a sinopse, e com este livro não foi diferente.

A guerra entre os três reinos da ilha de Mytica tem início após a morte do filho de um comerciante de vinhos em Paelsia, pelas mãos de Aron, um lorde que vive em Auranos. Jonas, irmão do jovem morto cruelmente, decide ir atrás de sua vingança, e acaba unindo-se ao chefe do seu povo. Assim os reinos de Paelsia e Limeros unem suas forças para atacar Auranos, que após a divisão dos reinos muito tempo atrás, foi o único a se tornar abastado, atraindo o ódio dos outros reis.
No meio de toda conspiração contra Auranos, uma magia a muito tempo adormecida tem início nas mãos de uma jovem adolescente, que foi tida como promessa de ser uma grande feiticeira 16 anos atrás.

Meu primeiro pensamento ao iniciar a leitura de A queda dos reinos, foi que a trama me lembrava vagamente a saga As Crônicas de Gelo e Fogo, só que em um formato compactado, e com ênfase nos personagens juvenis. Enquanto em GOT temos vários reis tentando conquistar o famigerado trono de ferro, aqui os reis lutam pelo reino de Auranos. Conspirações, traições, romance, amores proibidos e óbvio, a cereja do bolo, que é a guerra pelos reinos, recheiam o livro que é narrado em terceira pessoa.

A leitura é extremamente prazerosa, pois é narrada sob o ponto de vista de cada reino. Apesar de termos uma enorme gama de personagens, é impossível ficar perdido, já que a personalidade de cada um é perfeitamente delineada e os difere entre si. No reino de Auranos temos a princesa Cleo, que por fora parece ser uma menina mimada e impulsiva, mas que se revelou uma das maiores surpresas, pela coragem demonstrada ao longo do livro.
No reino de Paelsia temos um povo que sobrevive da plantação de vinhedos, e é devastado pela morte de Tomas, o que dá início a uma grande revolução. Jonas, o jovem representante do reino é movido pelo ódio que sente por Aron e Cleo, após a morte a sangue frio de seu irmão. Em Limeros, temos os irmãos Magnus e Lucia, filhos do rei sanguinário. Magnus nutre um amor proibido pela irmã, que descobre ser uma bruxa com poderes invocados a partir dos quatro elementos.

A mitologia em torno de duas deusas, e a abordagem da parte sobrenatural são muito interessantes. A vida de todos os personagens se interligam de maneira muito sagaz. Fiquei impressionada com a rapidez em que me conectei com a história e os personagens.
Rodhes não tem medo de ousar, e mata seus personagens sem dó e piedade. Juro que fiquei inconsolável em uma morte que eu jamais iria imaginar, e parabenizo a coragem da autora.
 Mas como nem tudo são flores, tenho algumas ressalvas a fazer. A primeira é com o rei Gaius, que possue a fama de ser cruel, impiedoso e sanguinário, só que ao ser confrontado por seu filho ele se torna um verdadeiro maricas. Não deu para "engolir" essa fama, ao ver Magnus respondendo ao pai sem o menor respeito.
Assim como em GOT, é impossível definir de que lado eu irei ficar apenas no primeiro livro. Tenho meus motivos para torcer por Jonas, Cleo e até por Magnus, e pelo desfecho já deu para perceber que o próximo volume da série trará muitas surpresas e revelações.
Imperdível para os fãs de uma boa trama medieval.

9 comentários:

  1. Eu adorei esse livro, achei demais, nunca li GOT e para falar a verdade nem tenho muita vontade de ler, mas eu adorei essa série e sim pretendo ler todos, eu torço para todos, mas confesso que o Magnus não é o meu personagem favorito no momento.
    Adorei a sua resenha!

    beijos, Lu

    ResponderExcluir
  2. Eu adorei esse livro, achei demais, nunca li GOT e para falar a verdade nem tenho muita vontade de ler, mas eu adorei essa série e sim pretendo ler todos, eu torço para todos, mas confesso que o Magnus não é o meu personagem favorito no momento.
    Adorei a sua resenha!

    beijos, Lu

    ResponderExcluir
  3. Eu adoro histórias passadas em épocas medievais também e me animei com esse livro por causa da sua resenha.
    A capa é linda e se tiver mesmo essa ação e personagens tão fortes vou ler com certeza.
    Foi para lista.
    Beijinhos
    Vivi
    Razão e Resenhas

    ResponderExcluir
  4. Eu não sei se leria este livro, acho que não ligo para a Era medieval, sei lá..
    Ou não é o momento de ler...
    Gostei da sua resenha e de suas ressalvas..

    beijos mila
    http://dailyofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Jacque!
    Pelas resenhas que li por aí, realmente parece ser uma essência de GoT.e E eu adoro isso!
    Só que eu fiquei com medo de ter muitos personagens pra pouco espaço, entende? :(

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  6. Oi Jacque!
    Pelas resenhas que li por aí, realmente parece ser uma essência de GoT.e E eu adoro isso!
    Só que eu fiquei com medo de ter muitos personagens pra pouco espaço, entende? :(

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  7. Jacque, se eu te contar que histórias desse estilo nunca me chamaram a atenção você acreditaria? Bom, isso era até eu ler sua resenha, acho que nunca me interessei porque nunca li uma resenha inteira de algum livro assim, por exceção de GOT, já que eu sou louca para ler e assistir a série, mas vou esperar mais algum tempinho, dizem que a trama é muito densa e forte, enfim, voltando a resenha, adorei essa bruxa com poderes invocados a partir dos quatro elementos, isso certamente sugou minha atenção, e compreendi o que você quis dizer em relação aos pontos negativos, naquela época, os filhos mantinham um respeito extremo pelos pais, ou eu estou enganada? Bem, adorei a resenha, a Seguinte capricha muito nos livros publicados, é um livro que tem chances comigo!
    Beijos Jacque

    ResponderExcluir
  8. Oi Jacque, tudo bom?
    Adoro esse tipo de literatura!
    Estou lendo GoT e me apaixonei por Westeros, mas amo qualquer uma com essa temática!
    Vou procurar comprar esse livro sim!
    Adorei sua resenha!
    Beijos
    Tem promoção e post novo no blog
    endless-poem.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Eu também amo tramas medievais e fiquei bem empolgada em ler A queda dos reinos.
    Estou vendo muitos comentários positivos e isso me animou ainda mais. Parece muito bom!
    Ótima resenha, Jack!

    Beijocas.
    http://artesaliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Fique a vontade para comentar.Será muito bom saber o que você pensa...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...