[Resenha] Laços de Sangue - Richelle Mead

Livro: Laços de Sangue
Série: Bloodlines
Editora: Seguinte
Número de páginas: 440
Classificação: 3/5

Minha Opinião:
- Ser encantador é o meu passatempo - Adrian respondeu, obstinado. - Eu sou a vida de qualquer festa... mesmo sem beber. Não fui feito para ficar sozinho. (pág.242)
Quando soube que a Editora Seguinte iria lançar a spin off de Vampire Academy, fiquei instantaneamente animada. Sou apaixonada por tudo o que se refira ao universo vampiresco criado por Richelle, e mal podia esperar para encontrar alguns dos personagens mais queridos da saga VA, especialmente o meu amado, sarcástico e adorado vampiro moroi: Adrian Ivashkov.
Mas fui com muita sede ao pote, e me decepcionei com o enredo e a protagonista.

Sydney Sage é alquimista e seu trabalho é "limpar" a sujeira dos vampiros, para que os humanos não tenham conhecimento de que essas criaturas existem na vida real. Mais uma vez os trabalhos de Sage são solicitados, quando a Moroi Jill Dragomir precisa se refugiar em Palm Springs para fugir dos ataques aos membros da realeza.

Virei fã da autora, quando li o primeiro livro da saga Academia de Vampiros, e me apaixonei pela protagonista forte, decidida e nada convencional. Mas infelizmente não posso dizer o mesmo de Sydney. Já havia tido contato com ela no 4° livro de VA, mas não dava para formular uma opinião por uma aparição apenas. A melhor definição para Sage seria: babá de vampiros e dampiros. Sério, a menina nem parecia ter 17 anos, de tão chata e cheia de regras, e sem nenhum senso de diversão. Não posso culpá-la muito por isso, aliás essa é a criação que os alquimistas recebem, mas a autora poderia ter maneirado no "espírito de velhice" da protagonista. Nem dá pra comparar Rose e Sydney, seria injustiça, mas espero que nos próximos livros ela se torne mais agradável.
Eu recomendaria a leitura da saga VA antes dessa nova trilogia, pois alguns spoilers são revelados durante a trama (ainda faltam dois livros para eu finalizar a série VA, e me bati por ler alguns). Apesar de ser um tipo de continuação, Richelle introduz lentamente o leitor no mundo dos Moroi, e pode ficar tranquilo, porque não tem como se sentir perdido.

O enredo não é tão empolgante quanto a saga precursora. A repetição de um cenário escolar foi um tanto previsível e desanimador. Em compensação o mistério que prevalece durante toda história, torna a leitura fácil. O início é demasiadamente lento, e sem acontecimentos importantes. Alguns personagens retornam para uma breve aparição, como Rose (pulei do sofá quando ela apareceu), Abe e outros. Algumas figurinhas carimbadas de VA estão de volta, que é o caso de Eddie e pausa para o suspiro...Adrian, que é o personagem mais enigmático de Mead. Eu estava implorando para um livro que focasse nele (bem que ele poderia ter sido o narrador, néan), e tivesse mais do sarcasmo, ironia e tiradas de humor dele, e nisso a autora acertou em cheio. Adrian salva a pátria, pena que ele não tem tanto destaque nesse primeiro volume.
E o que mais pecou ao meu ver é a falta de romance. Seriously Richelle? Quedê o L'amour em Laços de Sangue? Espero que nos próximos livros ela desenvolva essa questão.
Apesar de alguns percalços, foi uma leitura bem gostosa e rápida, bem no estilo da Richelle. E com um final daqueles (quem leu sabe), não tem como não desejar ardentemente pelo próximo volume.

10 comentários:

  1. OI Jacque estou tentando terminar VA, espero que a Agir lance logo o último livro.
    Quando vi que esse spin off seria lançado fiquei bem curiosa, mas até agora só tenho lido resenhas falando o quanto ele é bem morno e mais ou menos comparado a saga precursora.
    Não me animei muito a ler.
    Beijos
    Caline - Mundo de Papel

    ResponderExcluir
  2. Oie!

    Todas resenhas que eu li foram mais positivas que a sua.
    Mas não sei, este livro não me chama nem um pouco atenção, talvez por não ter lido os outros.

    Beijinhos*
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Que pena, Jacque! É tão triste quando nos decepcionamos com um livro que parecia ser tão bom.
    Tenho MUITA vontade de ler VA! Todos falam tão bem. *-* Até o final do ano eu compro os dois primeiros livros.

    Beijocas.
    http://artesaliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi Jacque,
    Essa é a terceira resenha que leio desse livro, confesso que não me empolguei muito com a leitura, não fiquei com aquela curiosidade, depois da sua resenha posso dizer que passo ele adiante nesse momento, quem sabe mais pra frente leio.
    Parabéns pela resenha.
    Beijos

    Mari - Stories And Advice

    ResponderExcluir
  5. Ain, comecei a ler o livro agorinha e fiquei tipo... WHAT???

    Já fiquei preocupada. =/

    xoxo

    ResponderExcluir
  6. Bom dia Jacqueline,

    Li resenhas positivas desse livro e apesar da negativa aqui citada gostaria de ler...parabéns pela resenha...abraços.


    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Quero ler pelo menos o primeiro livro de VA, antes do lançamento do filme.
    Com relação a Laços de Sangue, confesso que o enredo não chamou minha atenção, mas achei a capa linda.

    *bye*
    http://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Ai, Jac, concordo com tudo o que você disse. Ir com muita sede ao pote já é ruim, mas se deparar com algo que não acompanha o ritmo/qualidade de outras obras de um autor querido chega a ser pior. O bom é que tenho informações de fontes seguras de que a situação (e a Sidney) melhoram a cada livro.

    Beijo!

    ResponderExcluir
  9. Gostei da resenha Jacque. Li uma tradução de Bloodlines há alguns anos atrás e não curti muito. Não sei se pelo fato de ainda não ter lido nada da série Academia de Vampiros, já que se trata de um spin-off,acabei ficando meio que perdida na trama. Provavelmente seja isso...rs. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  10. Como ainda não terminei VA, eu irei adiar a leitura de Laços de Sangue. Não quero pegar nenhum spoiler saltitante no enredo ahahaha
    Wow Adrian <3 Também gosto bastante dele, do jeito despojado e abusado de ser ^^

    Beijos,
    Jhey
    www.passaporteliterario.com

    ResponderExcluir

Fique a vontade para comentar.Será muito bom saber o que você pensa...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...