[Resenha] O Substituto - David Nicholls

Livro: O Substituto
Autor: David Nicholls
Editora: Intrinseca
Número de páginas: 312
Classificação: 5/5

Minha Opinião:
(...) Mais uma vez, teve a misteriosa sensação de que ser o substituto de alguém como Josh Harper era um pouco como o papel de um colete salva-vidas num voo transoceânico: todo mundo fica satisfeito de você estar ali, mas Deus nos livre de ter que usá-lo. (pág.30)
David Nicholls é formado em literatura e teatro inglês, e Ganhou uma bolsa de estudos em Nova York, na American Musical and Dramatic Academy, tendo atuado esporadicamente em algumas peças de teatro - com o nome artístico de David Holdaway - antes de se dedicar a escrita. Atuou também como leitor de peças e pesquisador da BBC Radio Drama, o que lhe rendeu duas indicações ao BAFTA como roteirista.

Stephen C. McQueen é o ator substituto do grande astro e 12° Homem mais Sexy do Mundo: Josh Harper. Com poucos trabalhos realizados e nenhuma notoriedade, ele aguarda sua grande chance de interpretar o papel de Lorde Byron na peça. Só que para que isso aconteça, ele depende exclusivamente de que algum acidente aconteça com o ator principal (um piano caindo na cabeça dele, certamente ajudaria), o que parece ser impossível. A vida de Stephen só complica ao se descobrir apaixonado por Nora, esposa de Josh.

Me apaixonei perdidamente pelo autor inglês ao ler Um dia e Resposta Certa. Desde então fiquei torcendo para que O Substituto fosse lançado no Brasil, e quando vi o título entre os lançamentos da editora no mês de julho, surtei loucamente. O que devo dizer é: valeu cada segundo de espera.
O que eu mais amo no David, é o realismo com o qual ele cria suas histórias. Nada de contos de fadas, ou situações exageradas, ele sempre retrata a vida como ela é, com suas mazelas, poucas alegrias e desilusões.
É notável que a experiência do autor como roteirista, agregou e muito em sua carreira como escritor, já que seus personagens transpiram veracidade e suas histórias exalam vivacidade. A impressão que eu tinha era de estar assistindo um filme na telona do cinema.
Seus personagens não são perfeitos, muito pelo contrário. Eles possuem falhas, cometem burradas, nos fazem sentir pena, ódio, raiva, afeição. Nicholls sabe despertar o sentimento do leitor com maestria.

O humor é o típico humor inglês: auto-depreciativo, sarcástico, e com notas proeminentes de ironia. 
Quando eu pensava que já tinha conhecido o personagem mais azarado da literatura (Brian de Resposta Certa), me deparo com a figura de Stephen. O azar dele era praticamente uma maldição que veio de berço, literalmente, já que ele recebeu o nome do famoso ator Steve McQueen, só que com o Ph, sendo alvo constante de chacota por este motivo. Fiquei imaginando se Stephen não seria um alter ego do autor, já que David não obteve sucesso como ator (sorte a nossa, que ganhamos um excelente escritor).

Apesar de todo o azar vivido por Stephen, e sua teimosia em permanecer fiel aos seus sonhos de se tornar um ator famoso, ele é o tipo de personagem que você torce o tempo todo para que se dê bem. Eu fiquei angustiada a maior parte da leitura, torcendo para que a carreira dele decolasse, e que pudesse enfim mostrar para a ex-esposa que ele tinha talento, e desse orgulho a filha  Fica ainda mais fácil amá-lo, quando nos deparamos com o egocêntrico e mentiroso Josh Harper. 
O romance é contido, maduro e complementa o enredo. Não tenho nenhuma ressalva a fazer, David novamente constrói uma história impecável.

O Substituto é uma deliciosa comédia, com um enredo consistente, engraçado e emocionante na medida certa. 

20 comentários:

  1. Eu tenho muita vontade em ler esse autor - e um dia desses eu estava na livraria pensando em comprar "Um Dia", mas acabei levando "A Passagem" de Justin Cronin - e vejo que você gosta muito da escrita dele, então ele deve ser um ótimo autor, ainda mais quando é uma comédia romântica e parece ter muito conteúdo. Espero ler em breve todos os três livros dele lançados no Brasil :D

    Abraços, Joshua Guimarães
    Blog Pensamentos do Joshua - pensamentosdojoshua.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Jacque,
    Ainda não li nada do David =/ Mas toda resenha que leio dele é animadora. E quando vi esse livro na sua estante do skoob como "lendo", aguardei ansiosamente sua resenha. E não podia esperar resultado melhor. Bjs

    ResponderExcluir
  3. Oi Jacque!
    Ainda não li nada do autor. Acredita?
    Preciso fazer isso logo. rs
    Eu vi esse livro no skoob, mas não me interessei muito por ele. Mas agora lendo sua resenha, tive uma perspectiva totalmente diferente. Acho que vou ler esse logo! Haha

    BjO
    http://the-sook.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi, Jacqueline!

    Gostei bastante da resenha e já adicionei o livro a minha wishlist. Espero lê-lo ainda nesse mês.

    Achei muito legal você falar um pouco do autor na resenha, viu? Creio que só o conhecia de nome, assim ficou bem mais fácil entender seus comentários.

    Abraços,

    Mariana Machado
    http://lentesdeleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Gostei da resenha Jacque. Ainda não li nada do David Nicholls, apesar de Um Dia já estar fazendo aniversário na minha estante...rs. A escrita dele me parece ótima e hilária. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Oi Jacque!!

    Ainda não li David Nicholls, mas lendo a sua resenha, lembrei muito do livro Um Romântico incorrigível, que tem mais ou menos a mesma temática. Uma comédia leve, um cara azarado, e nós do outro lado torcendo para que tudo dê certo pra ele!! rs Eu não me interessei tanto por Um Dia, ou por Resposta Certa, mas gostei do que O Substituto pode me trazer, o tipo de leitura. E quando for ler algo do autor, vou começar por O Substituto! rs

    Beijos,

    Marcelle
    www.bestherapy.net

    ResponderExcluir
  9. Oieeee, então acho esse autor um tanto polêmico, porque eu ODIEI Um Dia, já essa sua resenha me passou o tanto que esse livro parece ser maravilhoso. Complicado.

    Beijos, @_RayPereira
    http://porredelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Eu me acabei em lágrimas com Um Dia!! Rs. Tenho até receio de começar outro livro do autor por isto, mas, pelo visto, este é um pouco mais leve...
    Abraço,
    Vinícius - Livros e Rabiscos

    ResponderExcluir
  11. Oi
    Ainda não li nada desse autor, mas sempre vejo resenhas bem positivas sobre as obras dele. Já coloquei o livro na lista de desejados ;)
    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa

    ResponderExcluir
  12. Li Um Dia e apesar de não ser um dos meus favoritos eu gostei muito da história e da narrativa do autor.
    Mas por algum motivo esse livro não me chama tanta atenção =/
    Parece ser uma história bem divertida e gostei também da parte em que você diz que o romance é maduro, porque tem romances que me irritam de tanta frescura hehe
    Enfim, parece ser um bom livro, quem sabe mais pra frente eu leia.
    Bjo

    ResponderExcluir
  13. Oie Jack, ai da não li nada desse escritor apesar
    Ar de ter um livro dele aqui, gostei de sabe que ele escve bem, sem exagerar e com realismo :)
    Quero ler com ceteza!

    Beliscões carinhosos da Máh-
    Cantinho da Máh
    @Maaria_Silvana

    ResponderExcluir
  14. "Um Dia" é o meu romance favorito de todos os tempos, e todos já me falaram para ler os outros livros do David. Ele é um escritor competentíssimo, que entende da natureza humana e escreve sobre o que acha, vê e sente.
    Adorei a resenha! Só discordo um pouco da sua visão "da vida como ela é", mas isso não é assunto pra essa tarde de domingo. rs
    Sucesso! Beijos. ^^


    Meu Outro Lado:
    http://mon-autre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  17. Ainda não li nada do autor. Mas leio tantas opiniões positivas de seus livros que fico realmente curiosa. Agora lendo sua resenha me senti na obrigação de ler. Quero tirar minhas próprias conclusões. Achei a temática desse livro muito bacana, tenho quase certeza que vou gostar bastante da leitura.
    Beijos
    Viviane
    Razão e Resenhas

    ResponderExcluir
  18. AMEI AMEI AMEI *O* Sei que meu colaborado, Breno, já veio aqui comentar sua resenha, mas precisava comentar sua resenha LINDA de David <3 Amo o autor e essa característica que falastes, de retratar a vida como ela é (discordando do Breno sobre isso, por que explicando: Ele acha que a vida não é tão dura assim,rs), amo o realismo que ele traz nas obras e as cenas de humor ácido e depreciativo, fazer o quê, amo isso <3
    Agora estou mais interessada ainda nesse livro *O* E sua resenha está impecável, acredito que eu não escreveria algo melhor se já tivesse lido O substituto e fosse fazer a resenha ;]

    Beijos ><

    ResponderExcluir
  19. Olá Jacqueline,

    Li e resenha o livro Um Dia do autor e gostei demais e esse esta na minha lista de desejados e pelo jeito irei gostar...parabéns pela resenha...abraços.


    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. Jaque amei essa sua resenha, achei muito boa, até porque eu tenho esse livro na minha estante e li ele. (rs)

    ResponderExcluir

Fique a vontade para comentar.Será muito bom saber o que você pensa...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...