[Resenha] O Melhor lugar do mundo é aqui - Francesc Miralles e Care Santos

Livro: O Melhor Lugar do Mundo é Aqui
Autores: Franscesc Miralles e Care Santos
Editora: Record
Número de páginas: 150
Classificação: 5/5 (favorito)

Minha Opinião:
" Você sabe o que dizia um famoso investidor norte-americano? Quando lhe perguntaram o que levava em consideração para decidir se financiava um projeto, ele respondeu: "Não acredito em nenhuma ideia que não possa ser escrita no verso de um cartão". Com isso, ele queria dizer que, se alguma coisa precisa de muitas palavras para ser explicada, provavelmente não é um bom projeto."
Tem livros que basicamente nos escolhem, e deveriam vir com uma bula escrito: Esse livro tem o poder de causar sérias reflexões a respeito da vida, e emoções capazes de fazer você chorar.
Fui conquistada à primeira vista pela elegante capa, que foi bastante convidativa, como se tivesse me chamando para sentar em uma mesa e pedir uma xícara de café. Depois fui influenciada pelo nome de Frascesc Miralles (autor de Amor em Minúscula e Queria que você estivesse aqui), pois sempre quis ler alguma obra do autor. E não teria começo melhor.




A história narrada em terceira pessoa nos apresenta a Íris, que após perder os pais, nunca mais sentiu alegria em viver. Decidida a tirar sua própria vida por conta da solidão, ela para em uma ponte sobre a linha de trem, e quando ensaia pular, um menino estoura um balão. Assustada em se dar conta do que estava prestes a fazer, ela segue o menino, e é quando se depara com um letreiro luminoso que diz: O Melhor Lugar do Mundo é Aqui.
Ao entrar no café ela não reconhece ninguém, e logo é abordada por Luca, que começa a lhe explicar sobre as propriedades mágicas de cada mesa. E assim Íris passa a frequentar o café todas as tardes, ansiosa por encontrar Luca. Só que na sétima tarde ele desaparece, e ela procura desvendar seu passado.

Aprendi a nunca subestimar livros com poucas páginas. Geralmente tenho tido ótimas leituras com livros pequenos, mas que trazem mensagens tocantes e inspiradoras.
Apesar de ser uma história relativamente simples, os autores criaram um enredo onde a magia se mistura com a vida real de modo muito convincente. Pensei que meu ceticismo atrapalharia no envolvimento com a pegada sobrenatural, mas isso não aconteceu. As explicações sobre o lugar foram bastante satisfatórias, e dá pra perceber o cuidado que ambos autores tiveram na hora de arrematar a história, sem deixar nenhum furo ou questionamento.

A angústia de Íris é transmitida com muita clareza, e é impossível não se sentir tocada por sua descrença na própria felicidade. Seu amadurecimento é gradual, e o impacto que Luca e o Mago - dono do estabelecimento - causa em sua vida, é perceptível em suas ações.
O romance não é o foco principal, e sim o aprendizado que a protagonista Íris adquire após viver uma experiência na mágica cafeteria.

Recheado com passagens de motivação, que certamente se encaixará em algum momento pelo qual o leitor esteja passando, O Melhor Lugar do Mundo é Aqui é um livro que precisa ser apreciado em doses homeopáticas. A história me causou diversas reações, e foi em lágrimas e sorrisos que conclui a minha leitura em uma tarde.

17 comentários:

  1. Olha, eu nunca tinha escutado falar do livro, mas a capa fofa, história legal e seu entusiasmo já foram o suficiente pra colocá-lo na listinha!

    Um beijo
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. que leitura ótima essa!
    livro curto, com uma história simples, mas que causa emoções fortes, graças a uma protagonista que começa num estado deplorável, mas que graças a um lugar mágico vai readquirindo forças.
    gostei da recomendação!

    ResponderExcluir
  3. Ai que bonito!! Que história linda!!
    Gostei muito.
    Já tinha visto a capa em algum lugar, mas não tinha lido uma resenha sequer. Fiquei feliz com o que li.
    E se te surpreendeu, irá me surpreender com certeza!!

    Bjkas

    Lelê Tapias
    http://topensandoemler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá Jacqueline,

    Mais um livro que fico conhecendo aqui no seu blog, achei bem interessante e a capa é bem bonita...dica anotada...abraços.


    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Devo dizer que já tinha visto esse livro mais não tive interesse nenhum em ler. Mas agora, lendo essa resenha, bem, ele entrou para a minha lista de desejados ;)

    Beijos
    www.quatroamigaseumlivroviajante.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Jaque!
    Mais um livro que vc me apresenta e me deixa curiosa.
    A tematica me deixou tocada, porque faz pouco que perdi meu irmão e a dor é intensa e não passa nunca. Eu tbm pensei em desistir de tudo, mas aos poucos a vida nos apresenta rumos, mas a dor continua.
    Fiquei com vontade de ler e ver o que ela aprendeu, quem sabe este livro me ajudaria...
    Gostei da dica, vou procurar este livro, ainda não conhecia ele.

    Beijos*

    ResponderExcluir
  7. Oi Jacque, tudo bem flor?
    Nossa depois dessa resenha fiquei com muita vontade de ler o livro. Tenho paixão por livros assim. Dica mais do que anotada.
    Abraços,
    Amanda Almeida

    ResponderExcluir
  8. Oi Jacque, eu adoro esse tipo de livro que tem certa "responsa", com essas mensagens profundas escondidas nas entrelinhas. Também não tenho preconceito com livros de poucas páginas, tem livros riquíssimos que li assim - como A última grande lição. E é fantástico quando descobrimos uma leitura maravilhosa onde menos esperávamos, né?

    Um beijão

    ResponderExcluir
  9. Oiii Jacque..
    Menina, adorei a resenha. Pra falar a verdade, nunca tinha botado o olho neste livro, mas adoro livros em que posso me identificar e tirar algo pra vida, são os livros que vão além da mente, ficam na alma...Coloquei na listinhaa

    Beijoss

    TeLa
    http://www.penseiraliteraria.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Sua resenha bastante estimulante me deixou com muita vontade de ler o livro. Já havia achado a capa linda e elegante como você disse e ainda não tinha lido nenhuma resenha sobre ele, a sua é a primeira.
    Adoraria poder ler!!!

    Beijão, Van - Blog do Balaio
    balaiodelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Acho que estou precisando de um livro assim, estou me sentindo muito triste.... Sabe, é legal um livro assim, porque a cada vez que você ler ou reler ele você será apresentado de uma forma e expectativa diferente! Adoro livros com essa abordagem!

    Um beijo do gordo,
    http://www.setecoisas.com/

    ResponderExcluir
  12. Olá Jacque,
    Eu vi esse livro quando foi lançado e confesso que fiquei bem atraído por ele. Essa é a primeira resenha que leio dele. Mas assim como você, aprendi a não menosprezar um livro de poucas páginas, muitas vezes tem mais desenvoltura que um de 400 ou mais.
    Ótima resenha. Bjs

    ResponderExcluir
  13. Confesso que a capa não chamou tanto a minha atenção, mas o livro parece possuir uma boa história, então quem sabe no futuro eu me aventure a lê-lo.

    *bye*

    http://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Eu fiquei com vontade de ler o livro assim que você falou sobre o lugar. Se for da forma que estou pensando, me lembrou instantaneamente de A Garota que Perseguiu a Lua, e isso já é o suficiente.

    Livros de poucas páginas sempre acabam surpreendendo, não é? Adoro isso

    Beijitos

    ResponderExcluir
  15. Eu tinha visto esse livro nos lançamentos da editora Record, mas apesar da capa o livro não chamou muito a minha atenção, mas pelo visto eu estava enganada, ela parece ser emocionante, do tipo que mexe com a gente.
    To curiosa agora.
    Bjs
    Amanda
    leituraentreamigas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Não conhecia esse livro, mas parece proporcionar uma leitura bem interessante

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Não conhecia o livro, mas confesso que fiquei curiosa pra lê-lo já que me identifiquei em algumas passagens que você citou :)

    ResponderExcluir

Fique a vontade para comentar.Será muito bom saber o que você pensa...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...