[Resenha] Sombra e Ossos - Leigh Bardugo

Livro: Sombra e Ossos
Autora: Leigh Bardugo
Editora: Gutemberg
Número de páginas: 287
Classificação: 4/5

Minha Opinião:
" Eu disse que você era a minha resposta. E você é"
Sombra e Ossos foi o último livro que li em 2013. Demorei um tempão pra escrever a resenha, com medo do que eu falaria sobre o livro após concluir minha leitura. No calor da emoção, achei a história fantástica, com apenas algumas ressalvas sobre o romance, but, analisando a fundo um tempo depois, percebi que talvez minha nota real para ele fosse de 3 estrelas, e olhe lá.


A obra é narrada em primeira pessoa, por Alina, uma órfã de 17 anos que é cartógrafa em seu regimento militar. A vida dela vira de pernas pro ar, quando ela e Maly, seu amigo e paixão de infância, precisam atravessar a Dobra das Sombras - uma faixa de escuridão repleta de predadores volcras - em uma expedição. Ao ver Maly ser ferido e quase morto pelos volcras, ela o protege com um poder que nunca desconfiou obter.
Seu poder chama a atenção dos Grishas, a elite mágica treinada pelo misterioso Darkling. Logo Alina é convocada a comparecer a corte real, e ser treinada juntamente com os Grishas. Além de treinar seu poder, e se adaptar ao novo estilo de vida, ela precisa lidar com o afastamento de Maly, e o estranho fascínio que o Darkiling possui sobre ela.
(…) “O problema em querer”, ele sussurrou, sua boca rastejando ao longo de minha mandíbula até pairar sobre os meus lábios, “é que isso nos deixa fracos.” E então, finalmente, quando pensei que não poderia mais aguentar, ele trouxe sua boca à minha.”
A fantasia que Leigh criou é altamente viciante, embora eu tenha me decepcionado com alguns detalhes. Achei o ritmo da narrativa muito lento. Sabe quando você lê 20 páginas e parece que a história não saiu do lugar? Foi assim que me senti. Algumas passagens até me deram sono ZzZzZ. Além disso senti que a mitologia por trás dos Grishas foi mal explicada. Relevei por ser o primeiro livro de uma trilogia, mas senti falta de mais detalhes sobre o modo de vida dos Grishas, como eles surgiram, como funcionava a classificação dos poderes e ver esses poderes em ação. Senti falta de ação, magia e reviravoltas de tirar o fôlego.
A protagonista também não ajudou muita coisa. Alina foi muito inexpressiva durante todo seu treinamento, além de colocar os assuntos românticos em primeiro lugar, quando deveria estar preocupada em como se sairia salvando o mundo.
“Você e eu mudaremos o mundo. Apenas espere"
Na parte onde pensei que a obra ia me fisgar de vez, achei que a autora repetiu a mesma fórmula encontrado em tantos romances por aí: menina apaixonada pelo melhor amigo, eles se separam, ela se apaixona pelo outro, segredos são revelados, etc...Previsível demais. Nada me surpreendeu, além de ter imaginado tudo o que aconteceria já no começo da história.
Mesmo com esses detalhes, depois da metade o enredo fluiu. Eu amo romances entre melhores amigos, só que desculpa Maly, mas eu sou team Darkiling. Eu estou in love por este personagem. Ele é enigmático, frio, quente, poderoso. Não posso falar o motivo por ter me apaixonado tanto, vocês terão que descobrir lendo o livro muahahaha (risada maquiavélica).

Apesar de não ter me surpreendido, foi uma leitura que me fisgou, e certamente irei acompanhar a continuação.


17 comentários:

  1. Jacque, não sei se leria esse livro. A história não me chamou muito a atenção... Eu também demoro para resenhar, com medo de falar muitas coisas boas ou até ruins nos comentários!

    Beijos,
    Caroline, do criticandoporai.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Sou uma fã incondicional de fantasia, mas ainda não li sombras e ossos. Acho que até agora não li nenhuma crítica ou resenha que não fosse positiva a respeito da história, que tem ingredientes muito bons, espero gostar também.

    ResponderExcluir
  3. Nossa! Hahahha...uma das minhas melhores leituras de 2013 e vc dizendo que quase que deu 3 estrelas pra ele ><
    Eu entendo os pontos que você colocou, mas achei a trama rica, e como o pov é da Alina, não achei que colocar TODAS as explicações sobre os Grishas faria muito sentido mesmo!
    #TeamDarkling, óbvio, hahaha <3

    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Oie!

    Gostei da sua resenha, mas acho que este livro não é muito o meu estilo.

    Beijo

    ResponderExcluir
  5. Oi Jacque, até que fim uma resenha que não é só elogios ao livro.
    É meio chata essa sensação que a história não está andando. Quando isso acontece, eu geralmente pauso a leitura e só retomo algum tempo depois, às vezes era só meu humor que não estava bom, mas na maioria dos casos é porque o autor não deu agilidade a narrativa mesmo.
    Tenho vontade de ler, mas agora não terei tantas expectativas.

    Beijos
    Caline -Mundo de Papel

    ResponderExcluir
  6. me pareceu ser mais do mesmo.
    acho ruim quando ha mto romance, e por pessoas diferentes, quando ha problemas maiores para serem resolvidos.
    nao entra na minha lista de desejaveis entao

    ResponderExcluir
  7. Acredita que ainda não li esse livro? Falam tanto dele que até me sinto excluído das conversas da blogosfera, haha, mas sério, eu tenho planos para ler essa série, já que parece ser uma mistura de distopia e fantasia - li isso em algum lugar. Bem, eu acho que o melhor a fazer é ler sem esperar muito, mas estou curioso quanto ao desenrolar da história - e a razão de você gostar tanto desse tal de Darkling, kkk.

    Abraços,
    - pensamentosdojoshua.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Estou realmente impressionada por você ter dado apenas 3 estrelas para este livro, pois eu já vi uma blogueira super exigente, sabe aqueles livros que tem enlouquecido todo mundo? bem é difícil ela se agradar dele... Enfim, ela curtiu muito este livro e por isso eu estava ansiosa para ler, afinal de contas, se ela gostou é porque é muitooo incrível, mas agora depois da sua resenha já não vejo o livro dessa forma, porém ainda sim vou ler para tirar minha própria conclusão.

    http://worldbehindmywall.fanzoom.net

    ResponderExcluir
  9. Oi, Jack!

    Sombra e Ossos não chamou minha atenção... =/ E sua resenha só me confirmou o sentimento de que eu não iria gostar da história. Uma pena, mas a história parece ser tão comum e óbvia.
    Um ponto positivo é a capa, muito bonita.

    Beijocas.
    http://artesaliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Você tem razão, hoje em dia os romances jovem adultos seguem uma mesma linha. :/ Parabéns pela resenha, gostei muito!

    ResponderExcluir
  11. Olá Jacqueline,

    Esse livro de início parece interessante, mas sua resenha me desanimou bastante....a capa é bem legal.....abraços.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Ainda não conhecia, gostei da sua resenha! Achei o enredo bem interessante, adoro livros com outros mundos e mágica, mas achei muito desanimador o fato de a narrativa ser lenta e entediante. A capa também é bem interessante, mas não sei se leria! rs
    beijos ♥

    ResponderExcluir
  13. Oii, Jacque!
    Já me interessei por esse livro, gosto de enredos assim, só não gostei por ser previsível demais. ;/
    Beijoss

    Elidiane
    Leitura entre amigas

    ResponderExcluir
  14. Veja bastante comentários sobre esse livro, mas eu não sei se leio ou não.
    Como sempre otima resenha Jac :)
    Brubs
    contodeumlivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Oi Jac.
    Sabe que quando fico na dúvida sobre um livro, também espero as primeiras emoções se acalmarem pra avaliar.
    Esse livro tem a capa linda, mas a ideia sem si não me atraiu e não gostei de saber que tem um desenvolvimento lento, livros assim não funcionam comigo.

    Até mais.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  16. Oie Chefita =)
    sabes que tenho medo desses títulos e livros, mas esse me parece ser um que me faça ler, mesmo que tenha ficado com zzzZZ é bem provável que eu ficarei com medo.
    Beliscões da Máh ♥
    Blog
    Instagram

    ResponderExcluir
  17. Eu só li resenha-amor desse livro, rasgação de seda tão pura que fiquei até com medo de ler o livro. Vai que eu me decepcione?
    Mas daí vejo essa tua resenha, apontando defeitinhos e agora sim, sei que quero ler =) *todas as minhas amigas já me prepararam mentalmente pra eu amar o Darkiling*
    Beijoos
    http://arabesqueando.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Fique a vontade para comentar.Será muito bom saber o que você pensa...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...