[Resenha] As sombras de Longbourn - Jo Baker

Livro: As sombras de Longbourn
Autora: Jo Baker
Editora: Companhia das Letras
Número de páginas:
Classificação: 5/5 (favorito)

Minha Opinião:

Acho que já estou com os cabelos brancos de tanto declarar o meu amor pelas obras de Jane Austen, com ênfase em Orgulho e Preconceito (OeP). Quando vi o anúncio dessa obra, que traz um toque de Downton Abbey (uma das minhas séries preferidas) a OeP, já sabia que teria uma boa leitura. Só não imaginava o quanto iria me apaixonar.

"Uma das estranhas limitações que complicavam a vida das pessoas da alta sociedade era serem incapazes de abrir, elas mesmas, uma porta, como também de entrarem ou saírem de uma carruagem sem a ajuda de alguém."


As sombras de Longbourn explora os personagens que eram apenas sombras no romance de Jane: os criados. Essenciais para várias tarefas, e negligenciados na história original, conhecemos a fundo o dia a dia daqueles que são essenciais para o funcionamento de Longbourn.
Com enfoque na vida de três personagens principais - a criada Sarah, a governanta Sra. Hill e o lacaio James -, Baker traz à tona os "bastidores" de OeP, sem alterar seus acontecimentos. Cada capítulo começava com um trecho de OeP, o que serviu para me situar em alguns episódios que a minha mente já não recordava mais.
A narrativa de Jo é bastante detalhista e descritiva, sem ser cansativa. A linguagem é um pouquinho rebuscada. Me deparei com algumas palavras difíceis, mas nada que um dicionário não resolva.

A perfeição do romance de Darcy e Elizabeth acontecia à parte das tarefas triviais. Era Sarah, a jovem órfã quem lavava anáguas encharcadas de barro, recolhia os dejetos dos patrões, lavava toalhinhas das regras mensais e fraldas sujas, e limpava exaustivamente o pátio. Em um mundo de pompa e circunstância, alguém tinha que fazer todo o trabalho sujo, e aqui não somos poupados dos detalhes de cada um deles.
Foi muito interessante acompanhar uma outra perspectiva, tanto que praticamente não senti falta de saber o que acontecia no andar de cima. Eu estava completamente imersa nos dilemas dos criados.
Sarah com suas ambições, Polly com sua inocência, Sra. Hill com seus arrependimentos e James com seus mistérios.
"Este mundo era um labirinto. Ela se virava para um lado, depois para o outro, corria um pouco, fazia sua escolha, mas logo se via voltando para trás e deslizando mais uma vez para o começo, para o seu lugar. Para Longbourn. Mas por enquanto isso não parecia de todo mau."
Vez ou outra Baker mostrava a interação entre patrões e criados. Ela ainda nos apresenta um novo panorama sobre nossos velhos personagens preferidos. Descobrimos que Elizabeth era tão doce e genuína quanto em OeP, que Darcy era apaixonante em 100% do tempo, que Wickham era realmente um tremendo canalha, e de quebra ainda descobrimos um segredo revelador e chocante sobre o patriarca Sr. Bennet.
Dá pra perceber que sua pesquisa foi extensa, não só quanto aos detalhes sobre a história original de Jane, mas também quanto ao período da guerra, que possui um grande destaque na segunda parte do livro.
"A vida era, como já entendera a sra. Hill, uma prova de resistência, em que todos em algum momento sucumbiam."
 Apesar de trazer um novo olhar à obra de Jane Austen, As sombras de Longbourn tem méritos para ser uma história completamente independente. Tanto que não é indispensável ter lido OeP para ler este, embora ter conhecimento do clássico acrescente uma profundidade maior a história. Eu diria que o livro é um presente para os fãs de Austen, e um tesouro para aqueles que ainda não a conhecem.

14 comentários:

  1. tipo eu não sou uma mega fã de jane austen e coisas do tipo pq ainda não li, mas o mas próximo que li das coisas foi aquele austenlandia.
    quem sabe eu crie vergonha na cara e comece a ler mais livros nesse estilo uhssuha

    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  2. Olá Jacqueline,

    Gosto demais da escrita da Jane também e quando soube desse livro fiquei bem curioso, essa é a primeira resenha que leio e vejo que vou ter que ler com certeza....abraços.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Aaaaah, estou louca pra ler esse livro. No momento, estou lendo OeP, e eu AMO Downton Abbey (minha série favorita, ao lado de GoT).
    Tenho vontade de ler mais de Jane Austen, mas fiquei muito tempo sem ler nada, e agora eu tenho uma sensação de desespero ao ver o numero de livros que eu quero ler e o pouco tempo que eu consigo pra isso.
    Tua resenha me deu ainda mais vontade de ler esse livro (ou seja, sinta-se culpada por uma parte do meu atual desespero literário)!

    Ótima resenha, abraços!

    http://cupiolibero.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Eu sou fan da Jane e adorei OeP, sou louca pelo Darcy...omg!
    O que preciso dizer é que todo o universo criado pela autora e toda aquela gente me fascina, vou ter que ler esse livro. Necessito.
    Vou só esperar que abaixem os preços, poutz... tá custando 50,00 reais. Acho um pouco salgado pra mim, não que eu desmereça a qualidade da editora e tal.
    Mas amei a resenha e desejo ler. Urgente, como sempre.
    Beijos
    Vivi
    Razão e Resenhas

    ResponderExcluir
  5. Oie
    Ja tinha visto estes livro mas não sabia que era este o tema. OMG! Estou louca para ler....
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Oi, Jacque!

    Sou imensamente apaixonada pelos livros da Jane. De todos eles. <3
    Por isso, ao mesmo tempo que eu fico animadinha para ler releituras, continuações ou coisas do tipo, também fico apreensiva, pois tenho medo de estragarem algo tão incrível.
    Mas esse livro me interessou desde o começo e fico muito contente em ler uma resenha tão positiva e adorável quanto a sua.

    Beijocas.
    http://artesaliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi
    Puxa... preciso desse livro, fiquei bem curiosa para saber mais sobre a história e gostei de saber que quem é fã da Austen vai gostar da obra :)
    Ele já vai para a lista de desejados ;)
    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa

    ResponderExcluir
  8. Oi jacque,
    Também que dizer que gosto muito de Jane Austen,ela tem uma forma de escrever incrível.Eu a conhecia através de "Orgulho e preconceito" e logo depois li "Razão e sensibilidade",gosto tanto que até li duas adaptações dos mesmos que são "Orgulho e Preconceito e Zumbis" e "Razão e Sensibilidade e Monstros Marinhos" que são também são fantásticos.agora estou louco para ler "Jane Austen,A Vampira" que também parecer ser genial.Mas voltando ao post acho bacana nos conhecermos a estória a partir da visão das criadas que nas obras citadas acima foram "esquecidas" na narrativa.Abço

    ResponderExcluir
  9. Nossa, fiquei curiosa. Explorar esse cenário de empregados acho que deve ser sem precedentes. Fiquei com nojo do babado do lenço com as regras. Gente, mundo sem absorvente realmente existiu?! Rsrsrrss

    Beijos, http://porredelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Eu querooooo!!
    Amei a Resenha e desejo muito este livro!

    Beijos Mila

    ResponderExcluir
  11. Hey Jacque,
    Fiquei bem curiosa sobre o livro! Ótima resenha.
    Li OeP para a faculdade, nem lembro muito... preciso reler e ler outras obras da Jane.

    Minha mãe sempre me conta desse tempo sem absorvente, que usavam panos/toalhinha e tinham que lavar hahaha

    bjs e um ótimo final de semana
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  12. Oi Jacque! OeP eu conheço apenas pelo filme, não li o livro, mas sei como esta história tem fãs, fiquei feliz em saber que este livro pode ser lido de maneira independente, vou ver se peço no próximo mês. Eu já havia lido outra resenha que falava deste outro lado, da vida dos empregados e como não era nada fácil, mas pelo visto não deixa de ser interessante.
    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  13. Fiquei MUITO curiosa pra ler esse livro! Nunca tinha ouvido falar desse livro, mas, sua resenha me chamou muito a atenção. Sou tão apaixonada por O e P que fico muito curiosa com livros que se relacionam a eles, mesmo que seja indiretamente, por outras perspectivas... ou seja, de qualquer forma! kkkk
    Adorei a resenha e já adicionei a sugestão no skoob *-*

    Beijos!
    @PollyanaCampos
    Entre Livros e Personagens

    ResponderExcluir
  14. Ideia bem interessante, de ter um novo ponto de vista, sem ser necessariamente uma releitura, apenas introduzir um "mundo" novo ao clássico da Jane Austen, ao colocar como protagonistas agora personagens que mal/não apareceram no original.
    Não sei se eu leria, mas vou recomendar para quem ama Orgulho e Preconceito.

    ResponderExcluir

Fique a vontade para comentar.Será muito bom saber o que você pensa...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...