[Resenha] Claros sinais de loucura - Keren Harrington

Livro: Claros sinais de loucura
Autora: Karen Harrington
Editora: Intrínseca
Número de páginas: 256
Classificação: 5/5 (favorito)

Minha Opinião:

Não tenho outra palavra para descrever esse livro, além de: excepcional. (Excepcional: adj. Com exceção; que não se apresenta de maneira comum; incomum; circunstância excepcional.)
Quando o solicitei para a editora ainda não havia lido a sinopse, e não imaginava que tipo de história encontraria. Sabe quando você é fisgado já nas primeiras páginas e não consegue desgrudar de um livro? Foi esse o efeito que Claros sinais de loucura exerceu sobre mim.


" Pessoalmente, eu ia preferir que um garoto percebesse qual livro eu estava lendo e me dissesse que também tinha gostado. Isso parece um sinal melhor de carinho do que um beijinho qualquer"

Com uma narrativa carregada de ternura, conhecemos Sarah, uma garota de 12 anos que tem como confidente uma planta, e adora procurar o significado de novas palavras no dicionário.
Eu nunca me decepciono com um livro infantojuvenil. Ainda mais quando a protagonista está naquela fase de descobertas, como a curiosidade sobre como será seu primeiro beijo. E Sarah é um encanto de personagem. Impossível não se apaixonar pelo seu jeitinho inteligente e sincero.

É incrível o modo como Harrington descreve a jornada de Sarah ao autoconhecimento e a sua busca por respostas para suas infinitas perguntas. Passando pelo trauma que ela viveu aos 2 anos, até as dificuldades em precisar lidar com a ausência da mãe, e a distância e o alcoolismo do pai, vamos da melancolia ao riso na mesma página. Tudo isso porque a autora equilibra perfeitamente os momentos de lucidez, e as dúvidas constantes de Sarah, em busca de sinais que possam identificar se ela estaria ficando louca igual a sua mãe. A forma como ela lida praticamente sozinha com todos os conflitos que surgem, é encorajadora. Nessa jornada ela conta apenas com suas cartas para o advogado Atticus, personagem do livro O sol é para todos.

Todos os personagens tem aquele toque de realismo, com suas doses de emoções e conflitos. As atitudes do pai de Sarah em um primeiro momento me incomodaram muito. Como perdoar um homem que esquece o aniversário da própria filha? A relação dos dois é bem conturbada, e há uma clara inversão de papéis em diversos momentos, onde Sarah age como uma adulta, e ele como uma criança inconsequente. Porém, com o passar do tempo pude enxergar as rupturas na armadura que o impedia de agir como um pai normal. Também pudera, ele também carrega sua carga de problemas insolúveis, e assim como a filha o faz em silêncio.

O desfecho foi emocionante. Fiquei com aquela pontinha de tristeza, e me vi com lágrimas nos olhos, admirada com a coragem de Sarah em enfrentar todos seus medos de frente. Ela é aquele tipo de personagem que deixa uma marca no leitor, e permaneceu muito tempo no meu pensamento mesmo após ter concluído a leitura. Se tivesse que escrever para algum personagem preferido, sem dúvida eu a escolheria.
"Descobri que é preciso escolher ter coragem todos os dias, como se escolhe a camisa que vai vestir. Não é automático."
Com uma linguagem simples e concisa, Karen cria uma história inesquecível, que nos mostra o poder de encarar nossos problemas sempre com intrepidez e destemor. O livro se tornou meu favorito da vida, e tudo o que eu posso fazer é recomendar muito: leiam!!!

13 comentários:

  1. Oi Jacque,
    Gosto muito de ler livros infanto juvenis,mas com uma pegada mais para aventura/mistério.Mas gostei muito da sua resenha sobre o livro,parece ter uma estória bem construída e densa.Abços"!

    ResponderExcluir
  2. Oi Jack

    Que resenha linda! Como não querer ler esse livro agora que você o elogiou tão bem e mostrou tantas qualidades incríveis sobre ele?
    Pela capa e pelo título jamais imaginei que fosse um juvenil e que tivesse em suas páginas uma história tão forte e cheia de lições que vão mexer com a gente.

    Beijos
    http://mundo-de-papel1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Ai, que resenha linda! É tão incrível quando nos deparamos com uma obra que nos cativa dessa maneira. E o mais incrível é que você era "virgem", rs. Foi ler sem nenhum tipo de conhecimento prévio e se deixou levar...

    Ele já está na minha wishlist. Espero poder lê-lo em breve <3

    Thati;
    http://nemteconto.org

    ResponderExcluir
  4. Eu não conhecia o livro e a primeira vista eu nunca imaginaria uma trama dessa, mas pelos elogios e pela protagonista que parece ser cativante, a trama deve ser mesmo muito boa. Espero ter uma oportunidade de lê-lo.

    *bye*
    http://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oii!
    Eu sempre gostei de livros que possuem uma contextualização da realidade, nos faz ficarmos mais próximo daquela leitura, ainda mais no caso desse livro que possui problemas atuais e maléficos comum ao nosso século. Eu fiquei curiosa com essa leitura, na verdade fique desde que vi uma foto que você publicou eu acho que no instagram do livro. (Não sei se estou enganada, haha).

    Beijos *-*
    http://clicandolivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Você já tinha me convencido na resenha, mas com sua conclusão final dele ter se tornado seu favorito da vida, vou ter que ler ele. É engraçado que livros tão bons como esse parece ser não sejam divulgados como tem tantos livros bem fracos por ai que passam por megas divulgações.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  7. É sempre ótimo quando a personagem nos conquista desse modo não é? Só tenho lido elogios a esse livro e estou morrendo de vontade de ler. Adorei a resenha!

    Beijo,
    Naty.

    ResponderExcluir
  8. Caramba, tenho que ler. Sua resenha me convenceu que o livro é incrível, já tinha visto mesmo na livraria, mas não tinha dado muita bola. Enfim, preciso tirar minhas próprias conclusões.
    Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Adoro ser surpreendida por uma boa história, tanto que eu já queria ler esse livro e nem sabia que é infantojuvenil. E ainda faz referência a O Sol é para todos, um dos livros mais incríveis que já li!!
    Acabou de passar da lista de "quero ler" para "preciso desesperadamente ler esse livro!"
    bjo

    ResponderExcluir
  10. Oie Jacque =)

    Estou doida para ler esse livro, desde que li a sinopse dele.
    Pela sua resenha já senti que a história parece ser emocionante e inesquecível.
    Espero poder ler ele logo ^^

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  11. Que resenha linda, Jacque!
    Eu conheci esse livro na Turnê Intrínseca e fiquei doida pra ler. Não comprei até hoje por que está MUITO caro e estou numa vibe de não comprar livros caros por enquanto.
    Eu curti a temática e já esperava uma leitura bem emocionante. Fico feliz em saber que o livro te agradou tanto. Sua resenha ficou maravilhosa, parabéns!
    Beijos
    Coisas de Meninas

    ResponderExcluir
  12. Oi Jacque! Que livro lindo, eu julguei pela capa e não tinha ficado interessada na leitura, que bom que pude conferir sua resenha, como confio no seu gosto, vou adicionar na lista de desejados.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  13. Jack, eu tinha visto a divulgação do livro mas não tinha lido a sinopse, até foi bom porque adoro chegar aqui e me surpreender com suas resenhas deliciosas. Amo um infanto-juvenil e esse entrou pra minha lista assim que comecei a ler sua resenha.
    Quero saber tudo sobre Sarah, com certeza vou gostar demais desse livro.
    Obrigada pela dica.
    Beijão
    Vivi
    Razão e Resenhas

    ResponderExcluir

Fique a vontade para comentar.Será muito bom saber o que você pensa...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...