[Resenha] A lista de Brett - Lori Nelson Spielman

Livro: A lista de Brett
Autora: Lori Nelson Spielman
Editora: Verus
Número de páginas: 330
Classificação: 3/5

Minha Opinião:

Quando peguei A lista de Brett para ler, imaginei que daria umas boas risadas, e de quebra suspiraria com um bom romance. Como eu estava enganada. A obra de estreia da ex-fonoaudióloga Lori, transita entre o chick-lit e o romance propriamente dito, com uma dose cavalar - e bem-vinda - de emoção.

Brett Bohlinger tem uma vida privilegiada. Ela trabalha na empresa de sua mãe, tem um bom salário, e um namorado lindo e bem sucedido. Sua realidade vira de pernas para o ar quando sua mãe morre em decorrência de um câncer. Brett acredita que sua maior preocupação será assumir a presidência da empresa, porém, sua mãe tinha outros planos em mente.

Durante a leitura do testamento, Brett é surpreendida com a condição de sua mãe: ela terá que realizar sua antiga lista dos sonhos se quiser ter direito a herança. Magoada pela rasteira recebida ao ver a cunhada assumir um cargo que deveria ser seu por direito, Brett não acredita na injustiça que sua mãe foi capaz de cometer.
Os sonhos que ela escreveu aos 14 anos vão de se apaixonar, até comprar um cachorro, um cavalo, e ter um bebê. Contudo, a Brett de 34 anos definitivamente mudou muito, e terá que rever diversos conceitos sobre si, e sobre aquilo que ela deseja para a sua vida, se estiver disposta a concluir suas antigas metas.

"O amor é a única coisa sobre a qual você nunca deve chegar a um meio-termo."
A premissa em um primeiro momento, foi o que mais me chamou atenção. Quem nunca fez uma lista de metas a concluir? Eu tenho várias, e vez ou outra fico rindo sozinha ao me deparar com uma listinha que fiz com 15 anos, onde meus maiores sonhos eram viajar para a Disney, casar com um milionário, e ser policial federal.

A narrativa em primeira pessoa é convidativa. Por conta da maturidade da protagonista, não temos aquele dramalhão comumente encontrado no gênero chick-lit, que arranca risadas a cada duas páginas. Na realidade, somente uma cena foi tragicômica, quando Brett aparece bêbada no almoço de velório de sua mãe.
Brett é uma personagem que conquista por transbordar humanidade. Para ela não se trata apenas de cumprir sua meta no prazo de 12 meses para colocar as mãos na herança. Ela mergulha de cabeça em cada sonho, acreditando que sua mãe sabia o que era o certo para ela. E o amor entre mãe e filha é notável.

Elizabeth, a mãe de Brett, se faz presente através das cartas deixadas para a filha. E foi justamente nesse detalhe que a narrativa de Spielman me fisgou. A comoção transborda através de cada linha endereçada a Brett. Temos outros momentos que impactam, como quando através do trabalho como professora particular, Brett conhece uma jovem grávida sem muitas perspectivas. O desenrolar dos fatos ganha contornos bem previsíveis, mas quer saber? eu me emocionei, fiquei com um nó na garganta, e vibrei com cada conquista de Brett.
O único ponto que me desagradou foi quanto ao romance. Até as duas últimas páginas não dava para saber como a vida amorosa de Brett teria fim. Foram inúmeras opções de pares românticos ao longo do livro, que a forma como a autora finalizou a trama deixou aquela impressão de negligência. Brett parecia estar "atirando" para tudo que é lado, somente para conseguir cumprir a meta de se apaixonar. Mesmo com um desfecho bonitinho e tudo o mais, ficou aquele sentimento de superficialidade.
"Eleanor Roosevelt certa vez disse: "Todos os dias, faça algo de que você tenha medo". Continue se obrigando a fazer coisas que lhe dão medo, querida. Assuma os riscos e veja onde você aterrissa, pois são eles que fazer a jornada valer a pena.Com todo amor e orgulho, sua mãe."
A edição da Verus está caprichada. Achei apenas alguns erros, como a falta de travessão em alguns diálogos, mas nada que atrapalhe a leitura.
A lista de Brett traz a jornada de uma mulher rumo ao autoconhecimento. Vibrante, tocante e encorajador.

21 comentários:

  1. Adorei a resenha, esse livro está na minha wishlist há um tempinho, acho que vou gostar bastante da história. Pelo menos, pretendo...
    Beijos,
    http://leiturasemfrescuras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Ai arrepioos com essa resenha rs ... caramba!! parece ser um livro simplesmente ótimo e lindo, eu curto demais livros assim....profundos e doces *_*
    me dá!?? kkkkkk

    http://www.virtualparadisee.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá, Jac.
    Quero muito, mas muito mesmo, ler esse livro! Assim como você a premissa da lista me fisgou, mas é uma pena essa coisa do romance, também não gosto quando tem opções demais, fica tudo muito aberto.
    Mesmo assim quero ler o livro.
    Beijos.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oi, Jacque!
    Ah, que pena que você não gostou tanto como eu! Eu curti muito a leitura.
    Concordo com alguns dos pontos que você mencionou, principalmente o romance. Também achei um aspecto meio negligenciado por parte da autora. Esperava algo fofo e mais bem trabalhado.
    Adorei a Brett e até me identifiquei com ela.
    A autora realmente usou bastante o lado emotivo e dramático da história. E sobre a garota jovem e grávida::: consegui me emocionar.
    Enfim, adorei a resenha, Jacque!
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  5. Oi, Jacque!
    Aah, como eu amei esse livro! Quem não esperava um chick-lit comum por essa capa e premissa? Lori Nelson enganou legal. Apesar de ter amado o livro, também senti essa certa negligência da autora, é realmente muito difícil saber com quem Brett terminará.

    Beijo

    ResponderExcluir
  6. ih tenso uma personagem que atira pra tudo que é lado asuhsauha eita brett, mas enfim pelo menos foi uma leitura legal.

    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  7. O livro me pareceu ser bem interessante, acho a capa um charme.
    Não tinha conhecimento desse livro há algumas semanas atrás, mas vi nas livrarias.
    Adorei a resenha. :)
    Resenha #160 - Porque Você É Minha - Série Completa - Beth Kery.
    Confere lá!
    http://manuscritodecabeceira.blogspot.com.br
    Bjs.

    ResponderExcluir
  8. Oii Jacque. Comprei esse livro semana passada na Saraiva e estou esperando chegar!! Não vejo a horaaaaaaaaaaaaa. Resenha excelente, como sempre, ne? :)

    Beijos e boa semana!
    Nati

    www.meninadelivro.com.br

    ResponderExcluir
  9. Olá Jacqueline,

    Esse é mais um livro que fico conhecendo aqui no seu blog, achei bem interessante e gostei muito da capa, mas pena o final ser fraco e ter decepcionado, mas mesmo assim eu leria....abraços.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oie Jacque =)

    Li muitas resenhas positivas desse livro, e elas conseguiram me deixar curiosa para conhecer a história. Uma pena você não ter curtido tanto a leitura assim =/
    Espero que quando eu tiver a oportunidade de ler não acabe me decepcionando.

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary


    ResponderExcluir
  11. Essa capa é muito linda!!
    Confesso que nunca me sentir muito atraído pelo livro, mas não só sua opinião, mas de outros blogueiros sobre o livro vem me surpreendendo, e me instigando a ler o livro. Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi Jacqueline!
    Não conhecia o livro (que capa linda!) e fiquei bastante curiosa. Acho que nunca consegui cumprir todas as metas das minhas listas :/
    Mães sempre sabem o que é melhor pra gente, né?

    Beijos,
    http://www.epilogosefinais.com/

    ResponderExcluir
  13. Não tenho o que falar da capa... lindíssima!!!!
    Sobre o livro, não tinha o visto por ai ainda, e pena que ela resolveu tão rapidamente o desenrolar do romance. Gosto quando essa parte é gradativa. Contudo adoraria ver a cena dela bêbada num velório! kkkkkkk

    bjus
    terradecarol.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Oi Jacque, tudo bem flor?
    A sua não foi a primeira resenha positiva que li sobre esse livro, e a cada nova resenha tenho ainda mais curiosidade. A princípio achei meio estranha a atitude da mãe, mas acho que é necessário conhecer a estória pra elaborar um julgamento melhor. Ótima resenha.
    Abraços,
    Amanda Almeida
    Você é o que lê

    ResponderExcluir
  15. Gostei da sua resenha. Confesso que esse não é um gênero que leio com frequência, mas fiquei bem curioso. Talvez até leia a obra. rs

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de agosto

    ResponderExcluir
  16. Olá!!!
    Poxa vida, peguei esse livro na mão e não comprei!! Agora que li sua resenha me arrependo demais...hehehe
    Adorei o enredo...agora terei que comprar!!

    Beijos, Bá.
    http://cafecomlivrosblog.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Quase chorei só de ler essa última citação, imagina quando ler o livro todo! Não imaginava que o livro seria dessa forma e fiquei com muita vontade de ler!! Pra ontem kkk
    Beijos,

    Amanda
    www.divaliterario.com
    Tá rolando o sorteio de um exemplar do livro Extraordinário. Participe!

    ResponderExcluir
  18. Oieee, sabe que eu resenhei esses dias no PL um livro com uma premissa parecida? Foi "O Próximo item da lista" em que a moça principal quer cumprir a lista de outra pessoa, muito bonito o livro.

    Quanto a este que resenhaste, eu amei a capa! E como gosto da premissa vou me jogar na leitura.

    Beijos
    www.passaporteliterario.com

    ResponderExcluir
  19. Eu preciso ler esse livro agora, haha.
    AMEI sua resenha, faz bem o gênero que gosto. Esse quote que você escolheu tá perfeito. Muito bom *-*
    beeijos
    http://cookierobsten.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Oi Jacque,
    Apesar da autora ter tratado o romance de forma superficial, acredito que será muito interessante acompanhar a protagonista na sua busca de autoconhecimento. Então espero gostar do livro quando tiver oportunidade de lê-lo.

    *bye*
    http://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Sabe aquele tipo de resenha que te deixa com vontade de desligar o computador e ir correndo comprar o livro?! Pois então, foi a sua resenha! Caramba, adorei essa premissa relacionada a essas listas bobinhas que fazemos quando mais novas (suas preocupações ainda iam além das minhas! Em minha "sabedoria" de 15 anos, eu me achava incapaz de entrar em uma faculdade >< rs) mas enfim! Adoro estes livros onde existe uma "meta" de autoconhecimento.


    Beijos!
    @PollyanaCampos
    Entre Livros e Personagens

    ResponderExcluir

Fique a vontade para comentar.Será muito bom saber o que você pensa...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...