[Resenha] O Teste - Joelle Charbonneau

Livro: O Teste
Autora: Joelle Charbonneau
Editora: Única
Número de páginas: 318
Classificação: 3/5

Minha Opinião:

Distopia é um gênero sempre em alta no meio literário. Com tantas distopias no mercado, fica difícil encontrar algo 100% original e surpreendente. O Teste tem uma pegada Jogos Vorazes + Divergente, com um pano de fundo diferente.
Como eu nunca dispenso uma distopia, comecei sem muita expectativa minha leitura, e fui surpreendida por uma trama ousada e marcante.

Imagine que para frequentar a tão sonhada Universidade, você precise enfrentar diferentes testes que irão indicar se está apto a estudar. E não estou dizendo passar 4 horas sentada em uma cadeira queimando a mufa para responder questões de vestibular. A dinâmica do livro funciona assim: os melhores alunos representantes de variadas colônias são selecionados para realizar o teste, que consiste em algumas provas escritas, e também provas um pouco mais letais.
"Essa noite estamos apenas felizes por estar vivos."
O livro é narrado em primeira pessoa por Malencia (passei a leitura inteira chamando a menina de Melancia, mas ok), que vive na Colônia Cinco Lagos, e sempre sonhou em ser escolhida para o teste.
Suas preces são atendidas, mas a experiência acaba se revelando totalmente diferente de tudo aquilo que ela imaginava.
A narração em primeira pessoa é um pouco lenta e carregada. No início nenhuma grande novidade acontecia, e isso tornou a leitura um pouco arrastada. Quando eles começam com os testes práticos, é que as coisas esquentam um pouco.
Não existe apenas a pressão de ser o melhor, e precisar se sair bem nos exames. Há a pressão psicológica pairando sobre a cabeça de todos os canditados. E é claro que as mortes são inevitáveis.
E não é qualquer morte, não. As circunstâncias de várias delas são no mínimo chocantes. Foi na primeira morte que a autora ganhou minha total atenção.

Não dá nem tempo de se apegar aos personagens, já que a todo instante a morte está à espreita de todos. O lema é não confiar em ninguém. Por conta disso, sempre pairava a dúvida se esse ou aquele personagem seria mesmo confiável.
Sobre a ambientação, nada muito inovador: uma área devastada pela guerra, animais, seres mutantes, e um governo autoritário. É possível encontrar elementos de outras distopias, porém, o grande trunfo da autora são as informações reveladas em doses homeopáticas ao longo do enredo sobre como todo esse cenário devastador teria surgido.

Contudo, O Teste tem alguns deslizes que foram responsáveis pela minha insatisfação. O primeiro deles foi a falta de diálogos. Os textos era extremamente longos e focados quase que 99% do tempo em Cia. As personagens secundárias ganhavam pouco destaque, e isso gerou uma falta de conexão com eles. Até a tentativa de suavizar a tensão com um romance não funcionou comigo. A aproximação de Cia e Tomas foi muito superficial, quase intantânea, e por isso pouco convincente.
O gancho para o próximo volume foi muito bem aproveitado. Estou curiosa para saber quais reviravoltas Joelle irá inserir em Estudo Independente, segundo volume da trilogia lançado recentemente pela Editora Única.

6 comentários:

  1. Eu queeeeeeeeero ler esse livro *u*
    Parece ser mto bom, gostei.
    beijos
    http://cookierobsten.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Jacque,
    Ah eu adorei esse livro, talvez tenha curtido mais porque ainda não li os dois sensações que você citou.
    As partes negativas que você comentou, confesso que me incomodaram. A falta de diálogo sempre comento que não gosto, mas como a leitura - quando os testes começaram - ficou rápida, me impressionei com isso.

    Sobre o Tomas, não consigo gostar e nem confiar nele.. já comecei odiando HAHA

    P.S: Faz uma sessão Os Pinguins do Papai com os babies, quem sabe eles curtem? haha deixa a Peppa de lado xD

    bjs
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  3. Oi, Jac, tudo bem?

    Eu to doida pra ler esse livro. Parece ser interessante, li várias resenhas positivas. E, claro, como eu adoro uma distopia... acho que é uma ótima pedida, né?

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi, Jacque!
    Eu não tenho vontade de ler esse livro.
    A sinopse não me atraiu. Pela premissa, pareceu-me mais do mesmo. E agora, após ler sua resenha, estou mais convicto de que não gostarei da leitura.
    Sua resenha foi bem clara. E acredito que, em alguns momentos, a leitura seja cansativa mesmo.
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  5. Tô vendo várias resenhas positivas sobre essa saga/série, quero muito ler.
    Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Olá Jacqueline,

    Também gosto muito de distopias e esse livro esta na minha lista, que aliás as resenhas que leio são todas positivas e a sua não é diferente, boa dica....abraços.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Fique a vontade para comentar.Será muito bom saber o que você pensa...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...