[Resenha] As batidas perdidas do coração - Bianca Briones

Livro: As batidas perdidas do coração
Autora: Bianca Briones
Editora: Verus
Número de páginas: 400
Classificação: 5/5 (favorito)

Minha Opinião:

Vocês sabem o quanto amo o gênero New Adult, então quando vi o título desse livro, solicitei sem nem pensar duas vezes. Quando o livro chegou aqui em casa, tive uma surpresa ao ler sobre a autora, e descobrir que se tratava de um nacional. Yay. A animação e empolgação para a leitura foram maiores ainda. E o livro não decepcionou.
"E agora, enquanto ela ressona baixinho, sou o cara mais feliz do mundo. Sexualmente frustrado e com uma puta dor no saco, mas feliz."(pág. 184)


Viviane acaba de perder o pai para o câncer, e Rafael perdeu a irmã e mais três pessoas da família em um acidente de carro. A dor da perda os une, mesmo ambos sendo opostos. Rafael faz o tipo que Viviane sempre foi aconselhada a permanecer longe, e a classe social de Viviane é desprezada por Rafael. Ao dividirem a mesma dor, um busca forças e consolo um no outro, e dessa convivência surgirá um amor intenso.
"- Meu pai dizia que, quando descobrimos que estamos apaixonados, o coração fica tão assustado que pula um batimento, como se estivesse se preparando para todas as variações de velocidade que vai ter que enfrentar a partir daí. É o que ele chamava de "batidas perdidas do coração". Segundo ele, o coração nunca recupera o ritmo correto até se encontrar no peito de outra pessoa."(pág. 118 e 119)
Guys, que difícil resumir um pouco a história desse livro em poucas linhas. Porque o enredo é muito mais do que duas pessoas que se unem no momento da dor. Vai por mim: quando você começar a ler, só vai querer parar quando chegar no final.
Briones escreveu o livro em apenas 27 dias! Eu fiquei admirada com esse fato, porque a profundidade da trama, e a delicadeza em tratar de um tema tão forte, foram explorados ao máximo. Se você achou Belo Desastre intenso, vai achar fichinha o drama de Abby e Travis comparado ao turbilhão de problemas que o casal passa. Acho que turbilhão é pouco para expressar a sequência de adversidades que os dois precisam enfrentar.
"- Se você está com medo, é porque já está mudando. Mudar assusta. Você sabe que não é mais a garota que corria sempre para junto do seu pai. Você sabe que não pode ser essa garota, mesmo que queira. Então se tornar outra pessoa às vezes é melhor que querer algo que nunca mais vai acontecer."(pág. 68)
A narrativa de Bianca é viciante, e os capítulos curtos faz com que as páginas voem. A narração é em primeira pessoa, intercalada entre o Rafa e a Vivi. Parece que a mente de Bianca foi compartimentada a pensar como um homem e uma mulher. Nem precisava vir o nome de cada um no início dos capítulos, pois dá pra sentir claramente a diferença.
Viviane me lembrou muito meu eu adolescente, que vestia roupas à la Avril Lavigne. Por mais que eu enxergasse Vivi como uma patricinha metida no começo, o processo de crescimento e amadurecimento são notáveis.
Rafael eleva o termo bad boy a um outro patamar. Na testa dele deveria vir escrito: encrenca, acompanhado de um aviso em negrito de, fique longe. Por mais que tenha tatuagens, pegue todas, e seja motoqueiro, a comparação com o Travis para por aí. Sua vida é tão atormentada, que ele foi de longe o personagem mais com mais profundidade psicológica da história dos NA. Briones construiu um senhor personagem (de quebra um dos mais gostosos de todos os tempos rs).

"Se quiser, posso te vestir. Não é o que eu normalmente faço com garotas. Tirar é mais a minha praia" (pág.60)
O romance é empolgante e quente. O que são as cenas sensuais? Hot, hot, até dizer chega (ou melhor, você não vai querer dizer chega rs).
Como Rafael é barman, temos algumas cenas de suas performances preparando drinks, que levam qualquer mulher ao delírio.
A trilha sonora é respeitável. O mais legal é que cada início de capítulo vem acompanhado de um trecho de uma música, que combina perfeitamente. De U2 até Bon Jovi, dá para perceber o cuidado que a autora teve em selecionar cada música.
"Não pense que vou bancar o príncipe encantado do cavalo branco e desistir da garota só porque não sou bom o suficiente. Não vou e não sou. Sou o puto do cavalo negro, como naquela música do Pearl Jam. "Hold On" Rafa. O cara durão que se apaixonou pela menininha" (pág. 194)
A diagramação da Verus está perfeita. Temos algumas guitarras separando alguns parágrafos, e as folhas são super confortáveis para a leitura.
A capa, a princípio não me agradou muito. Queria que tivesse o rosto dos dois em destaque.
As batidas perdidas do coração me arrebatou. Favoritado com louvor, e dificilmente vai sair da posição de melhor NA do ano. Imperdível.

10 comentários:

  1. Ain... eu li e não gostei :-( Achei a leitura chata e arrastada, e os personagens não chegaram nem perto de me convencer... Uma pena, a expectativa estava alta, eu acompanhava o blog da autora fazia tempo, mas não deu...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. uau, sério? Eu li em apenas 1 dia, de tão empolgante que achei. Confesso que no início torcia o nariz pra Vivi (que menina de 18 anos nunca cortou uma cebola na vida? kkkk), mas fui aprendendo a gostar dela, e do Rafa então, foi amor instantâneo rs.
      Uma pena Re.

      Excluir
  2. Ei Jacque,
    Em 90% das vezes irei fazer cara feia para os NA's e não é novidade que não senti interesse pelo o livro. Mas, está sendo muito bem comentando, já vi vários elogios sobre ele. Viva a literatura nacional!

    Lucas - Carpe Liber
    http://livrosecontos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Essa é a primeira resenha que leio desse livro. Gostei da sinopse e ainda mais de saber que é mais intenso que Belo Desastre. Leria com certeza.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  4. Oiii!!
    O final da resenha foi decisivo, quero ler esse livro logo! kkkk
    Sem contar que não resisto a esse gênero de leitura! NA <3

    Beijos

    Elidiane
    Leitura entre amigas

    ResponderExcluir
  5. Gostei da resenha Jacque. Já li um dos livros da Bianca Briones e curti bastante. Não vejo a hora de ler esse New Adult também. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  6. Oie Jacque =)

    A sua é a primeira resenha que leio desse livro, e mesmo New Adult não sendo o meu gênero favorito, alguns títulos sempre acabam me chamando a atenção e esse livro é um deles.

    Espero ter a oportunidade de ler ele em breve e não me decepcionar ^^

    Ótima resenha!

    Beijos e um ótimo final de semana;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary


    ResponderExcluir
  7. Oi Jacque
    Todas resenhas que li foram positivas e o livro parece ser bem do jeito que ei gosto.
    Você mais uma vez me convenceu, vou passar esse livro para o primeiro na lista de compras.

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Oi Jacque, tudo bom?? Menina, que resenha sensacional..Eu já tinha ficado encanta com a trama ó de ler a premissa e ver a capa fantástica..Mas, agora ao ler sua resneha, fui me apaixonando pela história e pela escrita da Bianca. Definitivamente quero ler e ter esse livro, pois sei que vou adorar ler cada capítulo, sem contar que adorei os personagens principai..Bjs e fique com Deus.

    ResponderExcluir
  9. Tenho visto muitas menções sobre esse livro na minha timeline. Fiquei curiosa, até por saber de uma escritora nacional, mas não tinha lido nenhuma resenha ainda.
    Fiquei aqui maluca pelo livro, adoro YA, adoro e preciso ler esse.
    Que história, que bad boy é esse? Necessito.
    Assim que der vou correr e comprar o livro, com certeza. Culpa da sua resenha **.**

    Beijos
    Vivi
    Razão e Resenhas

    ResponderExcluir

Fique a vontade para comentar.Será muito bom saber o que você pensa...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...