[Resenha] HQ Dexter - Jeff Lindsay

HQ: Dexter
Autor: Jeff Lindsay
Ilustrador: Dalibor Talajíc
Editora: Planeta
Classificação: 4/5

Minha Opinião:

Conheci meu tão amado Dexter através do extinto seriado da HBO (até hoje fico reproduzindo com a boca o som da abertura). Foi paixão ao primeiro episódio, e teve todo aquele choro e indignação com o final da série. Imaginem um serial killer do "bem", que canaliza seus instintos assassinos matando pessoas más, que por uma ironia do destino cruzam o seu caminho? Assim é Dexter. Além de serial killer, ele é um especialista forense, que trabalha no Departamento de Polícia de Miami.

Ainda não tive a oportunidade de ler os livros, e enquanto não ganho todos eles de presente (já fiz uma lista pedindo ao papai noel), a HQ serviu para matar as saudades do meu psicopata preferido. E que saudade eu estava para vê-lo em ação.


Essa história inédita, traz Dexter precisando lidar com um fantasma do passado: Steve Gonzalez. Na época da escola, o valentão Steve provocava Dexter de todas as maneiras, e por pouco não acabou em sua "mesa". Reencontrando seu algoz em uma festa que reunia antigos colegas de escola, ele não imagina que uma série de assassinatos iria colocá-los frente a frente novamente, com Steve como principal suspeito dos crimes.

Três coisas que você precisa saber sobre Dexter: 1) ele é um psicopata (ainda que suas intenções sejam as melhores possíveis), e não tem qualquer sentimento afetivo, embora seja casado com Rita (ele não tem sentimentos, mas é humano); 2) ele tem um código: levar para sua mesa, e matar apenas aqueles que comprovadamente cometeram algum crime. Ele é muito meticuloso em suas escolhas. E finalmente; 3) ele dá o nome ao seu alter ego assassino de Passageiro Sombrio.

A história me lembrou muito um episódio da série, onde Dexter também participava de uma reunião com ex-colegas de escola. Nem preciso dizer que foi super engraçado ver suas tentativas de se misturar, e tentar se socializar com os antigos conhecidos.
Na HQ Dexter se vê novamente frente a frente com Gonzalez, que agora é uma espécie de Madre Teresa de Miami, dono da Fundação Esperança, que tem como projeto reabilitar viciados. E é claro que na hora em que Dexter pões os olhos em Steve, ele enxerga os mesmo olhos frios do passado. Para ele, a fachada de bom moço de Steve, esconde algo. Será que seu Passageiro Sombrio está com a razão?
“Toda vez que pensa que está indo muito bem… significa que você não notou o piano pendurado em cima da sua cabeça.”
A trama é bem ágil, e traz o estilo de narrar muito parecido com o do seriado. Por ser uma HQ, os acontecimentos fluem rapidamente, e dá para ler em apenas algumas horas.
Quem é fã certamente já estará familiarizado com cada traço da personalidade sombria de Dexter, e os motivos que o levaram a ter essa sede por matar. Já quem nunca teve contato com a série ou os livros, pode achar um pouco estranho esse outro lado dele. A história até pode ser inédita, mas como é uma espécie de continuação do livro, não temos o passado de Dexter tão detalhado. Mas isso não foi um ponto negativo para mim, pelo contrário.

Personagens da série estão presentes na história, e o humor irônico característico de Debra, irmã de Dexter, se faz presente. Eles vivem trocando farpas, mas percebemos claramente que Debra sempre tem a última palavra.
Rita também participa da história, bem como seus filhos Astor, e Cody, já na adolescência. Foi muito bacana rever esses personagens aqui. Porém, senti falta de alguns, como o Angel Batista, e Vince Masouka. Certamente as piadinhas de Masouka teriam abrilhantado o enredo.

O mistério dos assassinatos é muito bem formulado. Eu ficava roendo os dedos (já que não tinha mais unhas) ao virar as páginas, para descobrir se o vilão realmente seria Gonzalez.
O traço do ilustrador Talajíc é perfeito. Ainda que o Dexter da HQ não tenha muito em comum com o Michael C. Hall (ator que interpretava Dexter), achei que ele ficou muito bem caracterizado.

A edição gráfica é de dar pena de manusear. A capa é dura, e o cheirinho é maravilhoso (aloka cheiradora de livros rs). A diagramação está cuidadosamente trabalhada. Essa HQ é sem sombra de dúvidas, um presente para os fãs órfãos do serial killer mais amado de todos os tempos.





.

9 comentários:

  1. Oi Jacque

    Já ouvi falar muito dessa série, mas nunca assisti. Vendo o HQ agora fiquei louca para ler a série.
    Eu amo HQ e esse parece ser perfeito.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Jacque, acredita que nem a série eu nunca assisti? Conheço muita gente que gosta dela, mas nunca comecei. Agora fiquei com vontade de assistir pra depois ler o HQ! rs

    Beijos,
    Caroline, do criticandoporai.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Jacque, tudo bem?
    Ainda não li e nem vi nada de Dexter, mas tenho muita vontade. Meu receio é me decepcionar de mais com o fim da série.
    Essa HQ é linda, e fiquei com vontade de adquirir, pois faz um tempão que não leio uma. Dica anotada.
    Abraços,
    Amanda Almeida
    Você é o que lê

    ResponderExcluir
  4. Oi Jacque =)

    Até hoje não li nada de Dexter, apenas havia começado a assistir a série. Adoro.
    A HQ está linda, e parece ser ótima. Me deu super vontade de ler. Adorei a dica =)

    Beijos,
    Livy
    No Mundo dos Livros

    ResponderExcluir
  5. Oi, Jacque!
    Quero muito assistir, um dia, Dexter. Parece ser incrível. E eu adoro Psicopatas.
    Essa HQ ficou linda mesmo. Estou admirado com a edição linda.
    Parabéns pela resenha!
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  6. Eu até que teria curiosidade para ver como ficou os quadrinhos e tal, mas curtir Dexter mesmo eu não curto. Então é bem provável que eu não aproveitasse tanto a leitura do HQ.
    Beijos,K.
    Girl Spoiled
    http://girlspoiled.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi,

    também conheci Dexter pelo seriado e tenho o toque de abertura no meu celular! rs Realmente a sinopse dessa HQ lembra muito um episódio da série, mas mesmo assim sou louca para lê-la, assim como os livros, os quais também não tive oportunidade ainda. E os traços dos desenhos são mesmo muito bacanas! Necessito dessa HQ! Adorei a resenha!

    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Gostei da resenha Jacque. Nunca assisti Dexter e acredito que nem tenha estômago para esse seriado, mas acredito que o livro realmente seja um prato cheio para os fãs. Também amo cheirar livros...hehe. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  9. Oi, Jacque! Tudo bem?
    Mulher, gostei da tua resenha. Nunca assisti Dexter nem li os livros ao seu respeito, mas até que fiquei curiosa para ler essa HQ - até porque estou no clima, já que acabei uma ontem.

    Um beijo!
    Doce Sabor dos Livros - Aguardo a sua visita!

    ResponderExcluir

Fique a vontade para comentar.Será muito bom saber o que você pensa...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...