[Resenha] Once Upon A Time: Uma antologia de contos de fadas - Vários autores

Livro: Once Upon A Time: Uma antologia de contos de fadas
Autores: Vários
Ilustrações: Kevin Tong
Editora: Planeta
Número de páginas: 257
Classificação: 4 - 5

Minha Opinião:

Não acompanho a série de TV, portanto, não foi o nome dela na capa que me motivou a ler o livro. Minha motivação foi o amor por contos de fadas, lidos e relidos para mim por minha mãe, na minha infância.
Ler esse livro, foi um verdadeiro túnel do tempo, despertando minhas memórias sobre a época onde minha mãe me contava histórias para dormir. Fiz e leitura junto com o meu filho, e poder ver seus olhos brilharem de entusiasmo por ouvir cada conto, não tem preço.

Acho praticamente impossível algum ser humano não conhecer pelo menos um conto de fadas que seja. Basta citar a Branca de Neve, ou a Cinderela, e pronto, o reconhecimento é instantâneo. Até mesmo aqueles que não tem o hábito diário da leitura, certamente já ouviu falar em alguma das antologias que compõem o livro.
No prefácio escrito pelos criadores da série OUAT, eles citam a esperança que os contos inspiram. Ora, para mim, nada define melhor essas histórias, do que a esperança. Costumo dizer que quando estou lendo uma história, gosto de fugir do comum, e viajar através das páginas. E é justamente a esperança de um futuro mágico, que me motivou na infância. Palavra de quem já sonhou em ser uma princesa, e passou anos esperando pelo príncipe no cavalo branco.

A obra traz 30 contos de fadas com uma nova roupagem. Temos histórias já conhecidas e imortalizadas, como "Branca de Neve", "Cinderela", "João e Maria", e também outros não tão conhecidos como "O Pescador e sua Esposa", "Rumpelstilsequim", "A mesa mágica".
As versões aqui apresentadas, me surpreenderam de modo geral. Não vá pensando que a Branca de neve é despertada por um beijo do príncipe, ou que a vida de Rapuzel e o princípe tenha sido repleta apenas de felicidade, as histórias ganham um sabor meio agridoce, com alguns percalços antes do "felizes para sempre", refrescantes toques de realidade.

Outros contos apresentam uma versão um pouquinho mais trash, que é o caso da Cinderela, onde as duas irmãs cortam seus dedões e tornozelos, para fazer o pé caber no sapatinho. E ainda temos a versão de "Chapeuzinho Vermelho", onde o lobo engole a pobre vovó, e o caçador é obrigado a recortá-lo inteiro para tirá-la de dentro dele. Nem preciso dizer que amei essas versões sanguinárias kkkkkkk.
Destaco também o conto "O Pescador e sua Esposa", que traz uma história encantadora, com uma moral muito interessante sobre a ganância.

A edição gráfica da Editora Planeta está um luxo, a começar pela capa dura. As ilustrações de Kevin Tong arrematam conferindo um ar bem lúdico aos contos.
Seja adulto ou criança, certamente não há limite de idade para se encantar pelo mundo dos contos de fadas.
Once Upon A Time é um livro para ler, reler, e guardar com muito carinho.




2 comentários:

  1. Oii, tudo bom?
    Estou doida para ler esse livro!!
    Adorei a resenha (me deixou com mais vontade ainda rsrs)

    Beijos,
    Juh
    http://umminutoumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Ouço falar muito bem na série Once upon a time, mas não tenho paciência para assistir à séries de TV. No entanto, tenho lido muita coisa a respeito desse livro e tenho querido tanto ele! Achei belíssima a sua resenha.

    Achei lindo seu blog.
    Bjux,
    Diego França - Blog Vida e Letras
    http://blogvidaeletras.blogspot.com

    ResponderExcluir

Fique a vontade para comentar.Será muito bom saber o que você pensa...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...