[Resenha] embuscadoamor.com - Emma Garcia

Livro: embuscadoamor.com
Autora: Emma Garcia
Editora: Bertrand
Número de páginas: 364
Classificação: 3,5/5

Minha Opinião:

Emma Garcia trabalhou como professora e viajou pela Ásia até voltar para Londres e assumir o cargo de designer de quebra-cabeças infantis. Embuscadoamor.com é seu romance de estreia.

Chick-lit e suas protagonistas que se metem nas situações mais inusitadas possíveis, são sempre uma boa opção para sair daquela ressaca literária terrível. Em busca de algumas risadas, decidi iniciar a leitura, e posso garantir que não tem como ficar pra baixo com esse livro.



A história gira em torno de Viv Summers, uma mulher de 32 anos que já teve seu casamento desmarcado mais de três vezes. Seu noivo, Rob, afirma que não está pronto para casar, e pede um tempo sozinho. Viv sai da casa de Rob, mas leva um golpe ao saber que apenas 1 mês depois, ele já está noivo de outra e prestes a se casar. Arrasada e com o coração partido, ela decide criar um site de autoajuda para pessoas que também se decepcionaram no amor.
" As pessoas menos improváveis podem se tornar salvadoras em tempo difíceis, e as pequenas gentilezas que elas oferecem podem ser decisivas." (pág. 170)
A jornada da protagonista rumo ao amor não é nada fácil. Ela é abandonada por Rob faltando dois meses para o casamento, é trocada por uma mulher mais bonita e com corpo de modelo, e suas tentativas de fazer com que o ex veja o que está perdendo sempre saem pela culatra. Definitivamente eu não queria estar na pele de Viv. A pobre mulher sofre tanto, mais tanto, que em um determinado momento achei que fosse possível alguém morrer de coração partido.
Em outra ocasião eu teria me irritado com a autodepreciação da personagem, mas incrivelmente isso não aconteceu.
A narrativa em primeira pessoa é a grande responsável por essa identificação, já que permite que o leitor se coloque "na pele" de Viv, e entenda suas expectativas, medos e sentimentos. Afinal, quem nunca se colocou em uma situação completamente constrangedora por amor?
"Rob Waters e eu estamos "dando um tempo", passando um período separados para descobrir o que queremos. Bom, para ele poder ver que não vive sem mim. (pág.11)
A premissa não é tão original, pois já me deparei com várias obras onde a protagonista sofre por amor, e vive todo o drama de ter o coração despedaçado por alguém. A grande diferença aqui, é a humanidade dos personagens, que são capazes de nos despertar simpatia.
As cenas embaraçosas que Viv protagoniza me levaram a dar altas gargalhadas, e imaginar que quando uma mulher quer, ela pode chegar ao fundo do poço em poucos minutos.
O ambiente de trabalho foi muito bem explorado, e rendeu uma subtrama muito divertida de acompanhar (destaque para Christie, a assistente mais fracassada de todos os tempos). A questão do site de autoajuda criado por Viv, poderia ter sido melhor desenvolvida.

O romance me agradou, mas senti que as últimas páginas se arrastaram, como se o início tivesse sido escrito em uma vibe completamente diferente. Todo o alarde feito para achar o amigo dela foi um pouquinho exagerado, e no fim eu esperava por pelo menos um epílogo, para saber como realmente terminaram as coisas. Ainda assim, fiquei sorrindo como boba, porque o Max é o amigo que toda mulher gostaria de ter (para conversar e outras coisinhas mais rs)
Embuscadoamor.com é um livro que faria um enorme sucesso em uma adaptação cinematográfica. Uma leitura que consegue ser engraçada e sentimental ao mesmo tempo, e nos mostra que apesar das complicações e algumas decepções, vale tudo por amor <3

9 comentários:

  1. Oi Jaque, amei o tema do livro, ainda não tinha lido nenhuma resenha e nem conhecia o livro.
    Menina, passar por isso tudo que a protagonista passou não deve ser fácil, eu sofri algo parecido, só que apenas um sintoma ou outro. Adorei e fiquei curiosa, vou querer ler!
    Pena que o final não foi bem aproveitado né... Mais mesmo assim eu quero ler!

    Beijos Mila
    http://dailyofbooks.blogspot.com.br/2014/10/resenha-o-homem-perfeito-vanessa-bosso.html

    ResponderExcluir
  2. Oi, Jacque!
    Mesmo com esse desfecho não muito satisfatório, ainda pretendo ler esse livro. Adoro chick-lit como você bem sabe e acredito que este tem tudo para me agradar. Talvez não será favorito, mas cumprirá seu papel: divertir-me.
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Jacqueline,
    Chick-lit não é um gênero que me agrada, na verdade nem me desperta curiosidade. Sei que esse não é um livro que eu leria hoje, mas sua resenha está ótima.

    Abraços,
    http://entreserieselivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi, Jacque!

    Eu também adoro chick-lits, eles me divertem tanto, mesmo com todos aqueles clichês e cenas muito pouco prováveis. Adoro lê-los entre uma ou outra leitura mais densa.
    Bom, sua resenha me deixou curiosa, mas acho que ficaria muito brava com a protagonista - e olha que conheço alguns casos como o dela, rs.

    Beijocas.
    http://artesaliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi Jacque!
    Adorei a premissa do livro e como sou completamente apaixonada por chik-lit's, eles sempre são uma ótima pedida para desanuviar a mente.
    A tua resnha me deixou morta de curiosidade e com certeza irei colocá-lo na minha lista de desejados.

    Beijos!
    Books and Movies
    www.booksandmovies.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Não conhecia esse livro, mas fiquei bem curiosa, gosto desses livros para curar uma ressaca literária, como você bem disse! :)

    A resenha ficou super legal!

    Achei a capa bem simples, mas interessante, com certeza ele entrou na minha listinha para ser lido!
    Beijos
    Isadora

    www.novoromance.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi Jacque, tudo bem?
    Nossa, esse livro parece ser uma fofura. De vez em quando também gosto de ler livros leves assim, pra dar uma relaxada de leituras mais densas. Enquanto lia sua resenha fiquei imaginando uma comédia romântica, e espero que alguém veja o potencial dele para poder adaptar, pois me pareceu muito divertido. Dica anotada.
    Abraços,
    Amanda Almeida
    Você é o que lê

    ResponderExcluir
  8. Oi Jaque.
    O que me atrai nesse livro é a capa, lindinha, fofa.
    Eu não fico nada feliz quando um autor parece que perde o rumo e acaba tirando o ritmo da narrativa, mesmo sendo um chick-lit(meu gênero favorito), esse livro não é uma leitura que eu queira fazer no momento.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  9. Amei a resenha do livro, parece ser muito interessante e romântico. *_*

    ResponderExcluir

Fique a vontade para comentar.Será muito bom saber o que você pensa...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...