[Resenha] Longe de você - Emily Hainsworth

Livro: Longe de você
Autora: Emily Hainsworth
Editora: Galera
Número de páginas: 285
Classificação: 2/5

Minha Opinião:

Não pude deixar de me apaixonar pela capa assim que coloquei os olhos nela. Assim que o livro chegou, passei na frente da fila de leitura, e conclui a leitura em dois dias.
Longe de você é a prova de que uma sinopse empolgante, e uma capa linda, podem ser destruídos por uma história com um desenvolvimento fraco, e personagens apáticos.


Camden visita frequentemente a esquina onde um memorial o relembra frequentemente do acidente que sofreu junto a sua namorada, Viv, e que tirou precocemente a vida dela. No local do acidente ele se depara com um portal que o leva a uma dimensão paralela. Nessa nova dimensão, Viv está viva, e eles podem finalmente ficar juntos. Contudo, com o fechamento gradual do portal, Camden precisa decidir em que realidade deseja viver.
"Estou começando a ponderar o que é pior: a parte da minha vida que passo acordado ou a parte que passo tendo pesadelos....ou talvez a parte na qual não consigo distinguir um do outro" (pág.34)
A sinopse não entregava muita coisa, mas eu esperava um livro romântico, com uma vibe sobrenatural and fantasmas, com alguma lição bonitinha típica de filmes da sessão da tarde. Fiquei imensamente frustrada ao ver que todo o potencial da sinopse não foi nem minimamente explorado.
A narração é feita em primeira pessoa, por Camden, que apesar de ter apenas 17 anos, tem hábitos de um homem de 30 anos. Foi difícil associar sua imagem ao de um rapaz adolescente. Ele passa a primeira metade do livro se lamentando sobre a morte de sua namorada, o que é compreensível, dado ao trauma que ele viveu, e a culpa que o corrói. Só que todo seu discurso de que não conseguiria sobreviver sem a namorada foi deprimente demais para um garoto de 17 anos.

A falta de explicação sobre o que seria essa nova dimensão, foi outro ponto que me aborreceu. A autora parece ter perdido o rumo de sua trama, e escrito os capítulos em vibes completamente diferentes. Foi como se ela tivesse tido a ideia, mas não soubesse o que fazer com ela, ou desenvolvê-la. Mais frustrante do que isso, foi ver que a história não teve nenhum rumo. No início eu até pensava que a oportunidade de Camden se conectar com uma Viv de outra dimensão traria uma espécie de crescimento, ou ensinamento, mas não foi bem assim. A imagem que eu tinha da Viv do mundo normal foi totalmente destruída, e pior, eu não entendi o que Emily queria provar com isso.

A caracterização dos personagens também foi sofrível. Camden e seu abatimento, Nina e sua obsessão com Camden, Viv fantasma e sua impulsividade. Fiquei o tempo todo tentando entender o porquê da presença de Nina no enredo, já que ela ganha um destaque muito grande, e não exala nenhuma personalidade. Os personagens secundários foram igualmente mal desenvolvidos. Nem a tentativa da autora criar um enredo paralelo com a rotina da escola, e o ex-colega que pegava no pé dele, funcionaram.
Preciso admitir que a narrativa foi bem chicletinho, o que colaborou para que a leitura fluísse rapidamente, só que infelizmente isso não superou o fato de que a história não teve um norte, e isso acabou estragando meu envolvimento com a obra.

Como costumo dizer, é bom sempre ler para tirar suas próprias conclusões.

8 comentários:

  1. Oi Jacque!

    Uma pena quando o livro é decepcionante, né?
    Eu já senti várias vezes o que você citou; que a autora tinha a história mas não soube conduzi-la bem. Uma pena, mesmo. Os personagens contam bastante pra mim, que foi um dos pontos que pude notar que mais te decepcionaram.
    Do mesmo modo Jacque, é uma leitura que eu passaria pra frente só pela sinopse.

    Beijocas
    http://www.estantedasfadas.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Jacque, você tem razão, a capa é linda e fiquei bem curiosa, adoro livros com realidades paralelas, sempre é muito bom de se ler, se for bem desenvolvido né.. Uma pena que o livro não seja isso td, não sei se leria agora.

    Beijos Mila
    http://dailyofbooks.blogspot.com.br/2014/10/resenha-maluca-por-voce-geracaobooks.html

    ResponderExcluir
  3. Oie Jacque =)

    A sua é a primeira resenha que leio desse livro. Vi a capa dele em alguns blogs e nas redes sociais, mas ele não tinha me chamado muito a atenção em primeira vista.
    É horrível quando temos uma narrativa tão sofrível em mãos. Passei por isso recentemente =/
    Espero que a sua próxima leitura seja melhor ^^

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary


    ResponderExcluir
  4. Olá Jacque, com essa capa e essa sinopse parecia uma historia bem diferente da que vc narrou... To tão corrida, que só to lendo livros que realmente valem a pena... Esse me decepcionou, quem sabe um dia... quando eu estiver com tempo mais disponível...

    Bjs
    Amanda Nery
    www.leituraentreamigas.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Jacque!
    Também estava esperando um livro bem "amorzinho" e pelo que vi é totalmente diferente do que achei. Estava com expectativas bem altas, essa é a verdade. Ainda pretendo ler, mas agora vou com menos sede ao pote pra não me decepcionar.
    Adorei a resenha!
    Beijos
    Coisas de Meninas

    ResponderExcluir
  6. Oie, tudo bom?
    Eventualmente temos esse tipo de leitura onde a sinopse promete muito e não acaba cumprindo. Eu até curti a premissa, mas pelo visto a história tem diversas falhas no enredo e no desenvolvimento dos personagens.
    Beijos!
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi Jacque!
    A capa deste livro realmente é linda... pena que a história não parece fazer jus a ela! É tão triste ver uma história que tinha tudo pra dar certo, ser mal desenvolvida pela autora...
    Bjus!
    Paty Algayer - Loucuras da Paty

    ResponderExcluir
  8. Oi Jacque

    Fiquei bastante triste lendo sua resenha. Dos lançamentos da Galera, esse estava na lista de futuras leituras. A capa e a sinopse me deixaram bastante animada, mas pelo visto é melhor eu deixar essa animação um pouco de lado. Na verdade, já estou pensando em deixar a leitura desse livro de lado.
    É sempre muito estranho quando um personagem age de forma nada condizente com sua idade, não consigo me conectar a ele.
    Esse livro vai ficar para beeeeem depois.

    Beijos
    Mundo de Papel

    ResponderExcluir

Fique a vontade para comentar.Será muito bom saber o que você pensa...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...