[Resenha] Onde deixarei meu coração - Sarra Manning

Livro: Onde deixarei meu coração
Autora: Sarra Manning
Editora: Galera
Número de páginas: 333
Classificação: 4/5

Minha Opinião:

Sarra Manning é jornalista, e começou a escrever na Melody Maker. Já colaborou para BBC, ElleGirl UK, InnStyle, The Guardian, Time Out, entre outros. É autora do romance Os adoráveis, publicado pela Editora Novo Conceito.

Não é a primeira vez que sou conquistada imediatamente por uma linda capa. Também pudera, já que qualquer capa que traz a torre eiffel eleva minha curiosidade a mil. Ainda mais quando a capa vem com esse clima tão bom de romance e L'amour.
Eu nem sei bem o que esperava da leitura. Só de o cenário ser a romântica Paris, já estava mais do que empolgada. E foi conhecer a protagonista mais sem sal que existe, que eu me apaixonei de vez.

Bea tem 17 anos, e se acha careta demais para sua idade. Seus passatempos envolvem cuidar dos irmãos gêmeos, e acompanhar a avó na aula de Pilates. Quando Ruby - a garota mais popular da escola - tenta se aproximar dela, ela quase não acredita. Após semanas convivendo juntas, Ruby faz o convite para Bea passar as férias com ela e suas 3 amigas em Málaga, na Espanha.
Bea aceita, mas após 48h, decide mudar seu itinerário, e parte para Paris, a fim de encontrar o pai que nunca conheceu. Só que no meio do caminho ela conhece um grupo de mochileiros, e a viagem pode tomar um rumo inesperado.
"Porque eu não tinha uma vida, eu era monótona. Tudo a meu respeito era sem graça. Eu tinha até o número de sutiã mais sem graça do mundo, tmanho médio. Mas o negócio era que eu não queria fazer o que as outras garotas da minha idade faziam, que era ficar bêbada, dar uns amassos nos garotos e arrumar problemas com os pais. Quero dizer, pra quê? Você só acabava de ressaca, com chupões e sem mesada." (pág.17)
Eu não imaginava que pudesse um dia conhecer uma protagonista com tantas características em comum comigo. Bea é tudo o que eu era aos 17 anos. Fiquei chocada com as semelhanças.
Pensem em uma protagonista sem sal? Bea não é popular, nunca beijou na boca, não tem estilo, e está longe de pertencer ao topo da cadeia social. Não, esse não é mais um livro sobre bullying.
A vida de Bea pode até ser sem graça no início, mas são as muitas reviravoltas, e seu amadurecimento, que tornam a premissa tão apaixonante.

A narrativa de Sarra traz um humor bem dosado, e situações com a qual o leitor se identifica, especialmente o público juvenil. Ela sabe como escrever para jovens, e falar como uma adolescente.
 Mas o grande atrativo da obra é a protagonista mais adorável que já existiu. E em partes, a culpa do tamanho fracasso social que é Bea, vem de sua mãe. Como foi mãe aos 17 anos, ela acredita que se deixar a filha ir a uma festa, ela provavelmente voltará grávida de lá.
A relação mãe/filha é explorada ao máximo, e foi um dos pontos que mais gostei. Bea a princípio pode até ser a filha submissa e sem opinião, mas conforme a história avança, podemos acompanhar sua evolução. Sua jornada rumo ao autoconhecimento é pontuada de passagens engraçadas, comoventes, e emocionantes.
"Não quero beijar garotos estranhos em quartos estranhos. Eu quero romance. Quero ser louca por um garoto, e que ele seja louco por mim também, assim, mesmo que a gente acabe cometendo um erro, ele não me abandone num piscar de olhos. Mas romance parece estar tão fora de moda quanto usar um vestido da Primark." (pág.48)
E não poderia faltar um bom romance. Apesar de ter amado o casal Bea e Toph, alguns detalhezinhos bem pequenininhos me incomodaram. A questão do timing tão perfeito dela topar com os mochileiros em um restaurante, foi um pouco forçado. Nada do que as cenas românticas em Paris não tenham compensado. Ao mesmo tempo em que suspirei com as descrições dos encontros dos dois, achei que demorou um pouquinho para os dois se descobrirem apaixonados. Contudo, essa demora até conta como um ponto positivo, já que sempre valorizo romances bem trabalhados, e sem aquela paixão instantânea.

A parte gráfica está muito bem trabalhada. A capa e o título casaram perfeitamente com o conteúdo.
Por fim, Onde deixarei meu coração tem tudo para agradar ao público alvo. Além de sido uma leitura pra lá de divertida, nos prova que certas mudanças são muito bem vindas. E às vezes é preciso sair da nossa zona de conforto para nos encontrarmos.

10 comentários:

  1. Oi Jacque!
    Esse é um daqueles livros que eu compraria só pela capa. É linda e, assim como vc, qualquer capa com a Torre Eiffel atiça muito a minha curiosidade.
    É tão bacana quando a gente se identifica com um personagem, né? Já aconteceu comigo e tornou a leitura bem mais prazerosa. <3 Pelo que descreveu, meu eu de 17 anos não era muito parecida com Bea não, mas acho que vou gostar dela. Na verdade, acho que irei gostar do livro todo. Parece ser tão delicado e divertido... fiquei bem curiosa!
    Beijos
    Coisas de Meninas

    ResponderExcluir
  2. SABIA que esse livro era bom!
    Eu vi em um post de "lançamentos literários" em um blog que não lembro qual agora (risos).
    Li a sinopse, vi a capa e... me interessei!
    Sua resenha só me conformou o quanto esse livro deve ser bom. Eu o leria!

    Beijão, moça.
    Até.

    Sacudindo Palavras

    ResponderExcluir
  3. OI Jacque

    Eu compraria esse livro só pela capa. Ela é tão linda e delicada. Entretanto, uma coisa me segurou para não ler esse livro, ela é a mesma autora de Os adoráveis que eu não curti nadinha. Mas sua resenha foi tão linda e eu confio tanto na tua opinião que certamente darei uma nova chance a autora. Além disso a história parece ser fofa e uma leitura deliciosa.

    Beijos
    Mundo de Papel

    ResponderExcluir
  4. Ah só por essa capa já quero ler, que linda!

    http://dailyofbooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi, Jacque!
    Recebi este livro hoje. *-*
    Pressinto que vou amar e também me identificarei com a protagonista. Haha
    Eu adorei "Os Adoráveis". É um dos meus livros favoritos. Por isso minha empolgação para iniciar logo a leitura.
    Acho que vou amar este livro. Adoro Paris e todo o clima romântico que a cidade proporciona. E tipo, esse quote dela super me definiu! Hehe
    Adorei a resenha!
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  6. A capa é realmente uma atração a parte. Já comecei gostando. E quem diria que a minha vontade em ler esse livro se daria pela protagonista sem sal. hehehe, Eu também era assim, me identifiquei hehehe.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  7. Oi, Jacque!

    Assim como você, o que me conquistou foi essa capa linda de viver. Além do ar romântico e juvenil que o livro emana por si só. Nossa, e agora que eu sei que a protagonista é puro amor à sua própria maneira, minha empolgação se elevou significativamente.

    Beijocas.
    http://artesaliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi Jac.
    A capa é linda mesmo, praticamente impossível resistir srsrs...ainda bem que a narrativa contribui, assim a aquisição será mais que válida.
    Nossa, eu queria muito encontrar uma personagem pra me identificar dessa maneira, ainda não tive esse prazer.
    E logo no início nem imaginei que você não fosse gostar da personagem sem sal, mas depois compreendi melhor.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  9. Oi, Jacque! Tudo bem?
    Bom, posso começar dizendo que você é muito maldosa? Cara, quando conheci esse livro, não dava muito por ele, embora seja louca pela capa. Agora estou me sentindo OBRIGADA a colocá-lo na minha lista de futuras leituras e solicitá-lo à editora!

    Amei a sua resenha, meu. Gostei muito dos quotes também e sinto que vou adorar conhecer essa história.

    Um beijo!

    Doce Sabor dos Livros - Aguardo a sua visita!

    ResponderExcluir
  10. Oi Jacque
    Menina faz uns dias que não visito os blgos, mas hj resolvi visitar o seu pq algo me dizia que vc ja tinha lido este livro e Bingo!
    É minha leitura do momento, estou na metade e adorando.
    Tudo que vc resaltou na resenha eu tbm curti na história.
    Bela resenha.

    beijos

    ResponderExcluir

Fique a vontade para comentar.Será muito bom saber o que você pensa...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...