[Resenha] Perdida - Carina Rissi

Livro: Perdida
Autora: Carina Rissi
Editora: Verus
Número de páginas: 364
Classificação: 3/5

Minha Opinião:

Perdida é o livro de estreia da autora Carina Rissi, que foi relançado pela Editora Verus, e ganhou uma continuação, chamada Encontrada.
Conheci a escrita da Carina através do livro Procura-se um marido, seu segundo trabalho, e meu favorito.

Eu posterguei ao máximo a leitura de Perdida, o motivo: falta de tempo. Minha edição ainda é a antiga, da extinta Editora Baraúna, depois de ter desejado o livro por anos. Quando finalmente comprei, acabei deixando em standy by, e demorando a tirá-lo da estante.
Quando saiu a continuação, corri pra conferir a história do amor que ultrapassa as barreiras do tempo. Fiquei chateada por não ter curtido tanto assim.



Sofia vive na cidade grande, não desgruda de seu celular, e tem pavor da palavra casamento. Quando seu telefone cai dentro de uma privada, ela decide comprar um novo. O aparelho novo, no entanto, a leva direto para o século XIX. Perdida, e sem saber como foi parar lá, ela é acolhida por Ian Clarke. Sofia fará de tudo para descobrir um jeito de voltar para o ano de 2010. Contudo, ela não contava com as surpresas do coração.

Eu amo a escrita da Carina. Ela escreve de um jeito tão natural e atual, e os diálogos são sempre realístico. É até um pecado fazer uma resenha relativamente negativa, mas preciso ser 100% sincera com vocês.
O motivo da minha classificação baixa tem um nome: Sofia. Cada vez mais eu tenho certeza que, gostar ou não de um livro, é diretamente influenciado pelo grau de simpatia do protagonista. Resumindo: você pode fazer a maior força para gostar da história, mas se a protagonista for um pé no saco, não vai adiantar nada. Ou seja, eu detestei a Sofia desde o primeiro momento, e meu envolvimento com a obra foi prejudicado por isso.
"Estou tentando encontrar a palavra adequada que descreva tanta beleza. Creio que esplendorosa e magnífica não façam justiça à sua figura neste momento" (pág.240)
O enredo trata da viagem ao tempo, com ares muito modernos. Gostei da trama se passar no Brasil, apesar de não termos uma descrição clara do local, ou cidade. Isso me incomodou um pouco, pois eu não conseguia visualizar o cenário na minha mente.
A história é narrada em primeira pessoa, por Sofia. Eu amo esse tipo de narração, e acho que essa foi a única vez em que desejei ter um livro narrado em segunda pessoa, só para não ouvir os devaneios de Sofia.

Vou começar pela parte onde ela não decidia o que queria. Uma hora ela seduzia o Ian, na outra gritava com ele, e em outro momento gritava um pouco mais. Essa indecisão eterna me fazia bufar a cada 5 páginas. E não era só isso, sua mentalidade e atitudes não correspondiam a de uma jovem de 24 anos. Não me refiro a não querer casar, mas sim aos seus pitis com o Ian. Enquanto o rapaz a tratava como uma dama, ela sempre o rechaçava, e pior, bradava aos 4 ventos que o odiava.
Sua mania de continuar falando gírias, mesmo percebendo que todo mundo achava estranho, foi outro ponto que me deu nos nervos. Eu sei que era para ser engraçado, mas eu só conseguia pensar: Sofia, vamos tratar de se adaptar, please.
"Contos de fada podem se tornar realidade, Sofia. Basta que a princesa não lute contra a própria felicidade." (pág. 256)
Depois de pegar uma certa raiva da personagem, tentei me apegar ao romance. Ian é o perfeito cavalheiro do século XIX. Deveriam construir um busto dele na praça, só pelo fato dele aturar a Sofia. Ian sabia o que falar, e na hora certa. Impossível não suspirar por ele.
O romance não me agradou muito, apesar da perfeição do Mr. Clarke. Em partes porque o tempo que leva para acontecer foi muito pequeno. Em apenas 1 semana eles já estavam declarando amor eterno. Não gosto de romances relâmpagos, e a bipolaridade da Sofia piorava tudo. Fiquei com aquela sensação de que foi um pouco forçado, pelo menos da parte dela.

Apesar das muitas ressalvas, preciso elogiar a narrativa super ágil da autora. Mesmo com meu desagrado pela protagonista and romance the flash, terminei minha leitura super rápido, e fiquei super curiosa para ler a continuação.

11 comentários:

  1. Oi Jac
    Tenho uma certa curiosidade para ler esse livro, a primeira coisa que chamou a minha atenção foi a capa e depois a sinopse.
    Pela sua resenha, notei que algumas coisas foram positivas para sua leitura e outras não, e isso me deixou ainda mais curiosa rsrs
    Espero ler esse livro em breve
    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa

    ResponderExcluir
  2. Estou evitando livros como esse, por isso nunca fui atrás dessa série (?), e antes nem sabia que teria continuação! Mas muito boa sua resenha <3

    Beijos
    http://mon-autre.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Sabe Jacque, eu tenho muita vontade de ler esse livro, conhecer as obras da Carina e tal, já que não li nadinha dela...ainda.
    Tenho lido resenhas muito positivas sobre Perdida e embora você tenha ficado meio desanimadinha eu quero sim tirar minhas próprias conclusões. Eu sou um tanto impulsiva e acho que o lance do romance the flash não irá em incomodar muito. Quando a personagem Sofia... se ela for muito chata é até bom, pego o protagonista pra mim se for o caso...kkkkk
    Mas brincadeiras á parte querida, amei sua resenha e seu tom sincero ao descrever os pontos positivos e negativos, sempre levo sua opinião em conta, você sabe.
    Beijocas
    Vivi
    Razão e Resenhas

    ResponderExcluir
  4. Oi, Jacque! Tudo bem?
    Meu, meus parabéns pela resenha. É a primeira relativamente negativa que leio de um livro da Carina e fiquei meio embasbacada, confesso. Mas é muito legal ver a sua sinceridade, porque é isso que conta muito para nós, leitores (porque blogueiro também é leitor, hehe).

    Um beijo!
    Doce Sabor dos Livros - Aguardo a sua visita!

    ResponderExcluir
  5. Oie
    Ja tive vontade de ler este livro, mas a premissa dele não me atrai.
    Tenho Procura-se um marido em ainda não o li, pretendo ler em breve.
    Adorei sua resenha sincera, sabe quando eu não simpatizo com a protagonista é dificil continuar lendo o livro, tenho que fazer muito esforço, e se não curtir mesmo e for de série eu não leio a continuação.

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Oi Jacque!
    Adoro suas resenhas mega sinceras. Sério, acho muito bacana perceber o quanto vc é verdadeira com seus leitores expondo seu ponto de vista sempre de uma forma educada e honesta.
    Eu não li Perdida ainda, mas tenho curiosidade (eu e quase todo mundo que não leu ainda). O tema me chama atenção e os elogios à escrita da autora são muitos. Pretendo ler em breve.
    Beijos
    Coisas de Meninas

    ResponderExcluir
  7. Li sua Resenha, e sabe o que achei? você já leu o livro com um negativismo enorme, sabe, pensa se fosse você parar no seculo 19 e tenta se acostumar com tudo em sua volta, claro que eu ficaria com os nervos a flor da pele, ficaria desesperada para voltar pra casa, tanto é que atualmente falamos muitas gírias, e é claro que a Sofia tentou se adaptar, e em questão do romance, não acho que foi muito rápido, a Sofia só foi se envolver com ele quase no final do livro, gostei bastante do livro, e não concordo com a resenha...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Sofia não tentou se adaptar. Ela reclamava se tudo como se as outras pessoas que estivessem agindo estranho, e isso não é só no começo do livro é na história toda.Ela não se toca!Muito chata, e muito imatura.

      Excluir
    2. A Sofia não tentou se adaptar. Ela reclamava se tudo como se as outras pessoas que estivessem agindo estranho, e isso não é só no começo do livro é na história toda.Ela não se toca!Muito chata, e muito imatura.

      Excluir
  8. Adorei sua resenha. A maioria das que leio sobre esse livro falam muito bem dele e eu simplesmente detestei. Concordo com com vários pontos que tu colocaste.

    ResponderExcluir
  9. Oi, amei sua resenha *-*
    Eu li uma resenha que fez o livro parecer perfeito então eu comprei e li e fiquei muito decepcionada, pois a personagem principal é chata demais, eu concordo com você sobre ela.
    Ian era um cavalheiro e super fofo e tentava compreender,enquanto ela parecia uma doida fala gírias todas hora sendo que desde o começo ficou claro que aquilo não era normal pra época e todos olhavam assustados pra ela,na verdade eu achei as gírias muitas vezes forçadas ate demais ninguém fala igual ela.No primeiro momento tudo bem mas ela continuou falando gírias,ela tinha que tentar se adaptar ao local.

    ResponderExcluir

Fique a vontade para comentar.Será muito bom saber o que você pensa...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...