[Resenha] O livro dos vilões - vários autores

Livro: O livro dos vilões
Autores: Cecily von Ziegesar, Carina Rissi, Diana Peterfreund e Fábio Yabu
Editora: Galera
Número de páginas: 315
Classificação: 4/5

Minha Opinião:

Desde que saiu a edição de contos das princesas, eu ficava torcendo para uma versão com vilões. Pedido atendido. A Galera reuniu 4 grandes nomes da literatura em um livro só, trazendo releituras dos contos de fadas que todos nós já conhecemos.
Como uma amante dos contos - e dos vilões - a leitura não teria como ser melhor. Os autores foram super criativos, e trouxeram histórias encantadoras, e fáceis de ler.



O primeiro conto é da Cecily von Ziegesar, famosa pelas séries Gossip Girl (que eu amo) e It Girl. Em #Stepsisters Sobre Sapatos e Selfies, temos a releitura do conto da Cinderela, só que um pouco mais fashion. Acompanhamos as irmãs gêmeas vilãs, Nastia e Dizzy, que desprezam a meia-irmã Cindy, e tem uma paixão desenfreada por sapatos e selfies.
O conto até que começa legalzinho, com as irmãs desesperadas para encontrar um sapato que sirva no pezinho lancha delas, e depois indo a um baile de solstício de verão. Apesar da reviravolta muito divertida que a história sofre, achei que o final poderia ter sido um pouco mais elaborado (o desfecho é meio WTF?). E um pouquinho de personalidade para Cindy não faria mal, já que ela parecia meio abobalhada. De todos os contos esse foi o mais fraquinho. Nota 3,5

O segundo conto me fez fazer as pazes com uma personagem da Carina Rissi. Menina Veneno traz uma vilã à altura das minhas expectativas. Malvina, a madrasta de Bianca, é modelo, e obcecada pela beleza. A releitura do conto Branca de Neve é uma das melhores histórias do livro. Originalidade é a marca registrada do conto. O que eu mais gostei é o fato dele ser narrado em primeira pessoa, e ter me surpreendido por trazer uma adorável vilã, ao contrário do que eu pensava dela no início. Foi o conto que trabalhou melhor a ambiguidade acerca da maldade. Nota 5
"Todo mundo tem um lado bom, e outro não tão bom assim. Você só precisa identificar qual é o predominante e aproveitar o momento certo."
O terceiro conto é da autora Diana Peterfreund. Já tive a oportunidade de ler um conto dela no livro Zumbis X Unicórnios, mas ela realmente me surpreendeu aqui. Em Quanto mais afiado o espinho temos uma narrativa mais emocional, e pungente. Diana traz uma releitura moderna de Malévola, e eu amei cada linha dessa história. A protagonista é Malena, uma jovem descendente de uma família de bruxas, que tenta esconder seu verdadeiro eu. Só que ela não consegue fugir de suas raízes por muito tempo, e ainda por cima coleciona muitas decepções. De todos os contos este é o mais comovente. Nota 4,5
"Queria roubar sua noite especial, mas desejos são coisas afiadas e espinhosas, e não percebi quão fundo os meus poderiam ferir."
O último conto que fechou com chave de ouro, é do autor Fábio Yabu. Já tive a oportunidade de conhecer a escrita dele, através do livro A última princesa, e esse conto só reafirmou o meu amor por ela. Fábio traz um conto pra lá de original em A Menina e o Lobo. Aqui o vilão é o Narrador, e o lobo mau (que não é tão mau assim), luta para sair dos contos de fadas, e poder escapar do final sempre torturante. Fábio une vários elementos modernos para dar vida ao seu conto, como tweets e aparição de famosos em sua história. Foi legal imaginar como seria a vida dos personagens dos contos de fada após o the end, e se deparar com um lobo sensível e único. Nota 5

Em suma, O livro dos vilões foi uma ótima leitura. O mais interessante é que todos os autores realmente mostraram o lado bom dos vilões, e trabalharam perfeitamente com a duplicidade de seus personagens. Leitura imperdível para quem ama contos de fadas, e vilões.

6 comentários:

  1. Oi, Jacque! Tudo bem?
    Ai, meu! Amei a sua resenha! É a primeira que leio do livro e me deu vontade de sair correndo e comprar um exemplar. Gosto muito de contos, embora faça um bom tempo que não leia um e retornar com esses seria incrível!

    Um beijo!
    Doce Sabor dos Livros - Aguardo a sua visita!

    ResponderExcluir
  2. Olá Jacqueline!
    Sabe que eu nunca prestei muita atenção nesses livros?! Mas depois que as releituras começaram a aparecer, tanto no cinema como na literatura, comecei a me interessar mais. Não sabia que os contos tinham esse toque moderno. Espero ler algum dia para saber se vou gostar das novas versões como você.

    Beijos!!!
    (:

    ResponderExcluir
  3. Eu sou louca para comprar esse livro! Esse e o da Princesas, mas nunca aparece a oportunidade e quando aparece (lê-se BlackFriday) nunca da certo. Eu tenho uma certa caída por vilões, sempre os vejo mais do que aqueles que querem fazer mal a todos e tals, enfim, realmente me interessa esse livro!

    Beijinhos

    Visite: Blog Escrevendo Mundos

    ResponderExcluir
  4. Oláá
    Estou bem interessada em ler o livro, essa capa é linda, uma pena ainda não ter lido o das Princesas que tbm espero ler e adorar kkk os dois livros só tem bons autores, então já imagino o que esperar.
    Ótima resenha.

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/2014/11/resenha-talvez-um-dia-elisete-duarte.html

    ResponderExcluir
  5. Oie jaqueline sou doida para ler essa série tanto o primeiro livro quanto esse!
    Parece ser incrível mesmo! Beijos

    http://contodeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Eu gostei muito do Livro das Princesas e não vejo a hora de ler esse. Pelo visto os autores nacionais é quem escreveram os melhores contos novamente, ótima resenha!

    Beijo,
    Naty.

    ResponderExcluir

Fique a vontade para comentar.Será muito bom saber o que você pensa...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...