[Resenha] Geek Love - Eric Smith

Livro: Geek Love - O manual do amor nerd
Autor: Eric Smith
Editora: Gente
Número de páginas: 204
Classificação: 3,5/5

Minha Opinião:

Eric Smith é cofundador da Geekdelphia, um blog popular na Filadélfia que aborda todo o universo Nerd. Ele se autoidentifica mais como nerd do que como geek, mas acredita que tem (muito) dos dois.

Ah! o l'amour. Quem no mundo nunca sentiu aquele frio na barriga só de pensar em cogitar falar para outra pessoa que está apaixonado? Se os mistérios do amor é um tema que te dá tremedeira só de ouvir falar, é pra você que esse livro foi criado.
O manual do amor nerd é um livro de autoajuda que discursa sobre as táticas de conquista de modo divertido, e bem... nerd.
Apesar de ser muito bem casada há 9 anos, decidi me aventurar na leitura, pois eu amo livros de autoajuda, especialmente quando trazem uma proposta divertida. Mesmo não fazendo parte do público-alvo da obra, resolvi ler por ser uma geek. E o livro provou ser uma gracinha. Quem dera ele tivesse sido publicado nos anos 90. Creio que eu não teria ficado solteira até os 17 anos (vai saber).
"Bom ver você, Player 1. Sente-se num cantinho do sofá, sirva-se desses salgadinhos e tome uma Dolly. (Eu sei, você queria Coca, mas Dolly estava em promoção).
 Em mais de 200 páginas, Eric nos guia por um verdadeiro jogo para conquistar o amor (ou pelo menos a tentativa).
Dividido em 7 capítulos, e repleto de referências do mundo nerd, a narrativa de Smith é pontuada por metáforas e uma estrutura muito parecida com as do jogos, onde o leitor pode se identificar com as várias opções de perfis para os nerds (só para constar, me incluo na categoria o nerd dos livros).
"Que fique de aviso, Player 1 - deixe a construção de raios mortais para os profissionais, ou sua namorada em potencial pode morrer. Agora, falando sério, tentar esconder quem você realmente é provavelmente vai dar errado, com chances de matar o romance antes mesmo que ele comece."
Apesar de ser voltado para o público masculino, temos alguns capítulos voltados para as meninas, contendo dicas de como puxar  papo, planejar um encontro, e identificar seu subtipo nerd. Isso pode desagradar o público feminino, mas para mim foi muito interessante esse foco voltado para o universo masculino, pois pude identificar muitas situações parecidas que eu vivi no início do meu namoro (digamos que o marido levou longos 4 meses para criar coragem de me pedir em namoro).
O divertido do livro, é que o autor brinca com as possibilidades de forma bem descontraída. Afinal, um pé na bunda, ou um não bem sonoro, não é motivo para desistir do jogo, ops, do amor (algo como: tende esse nível de novo)
"De novo: não julgue pela seleção. Todo mundo já folheou um livro de Tom Clancy ou do Nicholas Sparks na vida (tomara que por acidente). E talvez aquele exemplar de capa dura do último da Danielle Steel seja para a mãe dela."
Se você não é um nerd de carteirinha, não se preocupe. Além de referências sobre HQ`s, séries, e jogos, o autor também cita muitas situações de filmes super conhecidos (Elizabethtown, Matrix, Alta Fidelidade, e pasmem: Crepúsculo), comparando-os com a vida real. E é nisso que reside o brilho da obra: podemos por exemplo, extrair algum tipo de lição por trás de personagens de filmes, como o Coisa do Quarteto Fantástico, e sua aparência monstruosa (como cita o autor: um exterior rude não é impedimento. Continue tentando, e encontrará alguém que enxerga o herói por dentro).

Eu dei risada do início ao fim. Quando lia alguma referência sobre uma HQ ou série que eu amo, ficava rindo sozinha, e chamava meu marido para contar. O único ponto negativo, é que às vezes, as piadinhas não tinham um timing perfeito, e o autor exagerava na frequência delas.
"Sim: Ei, a menina de vestido verde é sua amiga? Acho que não a conheço. Não: Cara, a menina de vestido verde é gostosa! Ela tem namorado?"
O manual é bem completo, e guia o Player 1 (como é chamado o leitor) por diversas fases que passam da conquista ao encontro, e do namoro e até o casamento (nível do chefão: namoro geek avançado).
A diagramação da Editora Gente faz toda diferença. A começar pelas imagens em 8-bits, conferindo um ar ainda mais geek. As fontes são coloridas, e os detalhes são perfeitos.
Preciso elogiar o trabalho de tradução da Flavia Yacubian. Ela procurou "abrasileirar" algumas referências, o que fez todo sentido (ela cita personagens da Turma da Mônica. Muito amor).

Geek love é um manual super divertido, indicado tanto para quem busca dicas valiosas de conquista, como aqueles que querem uma leitura para se divertir. Recomendo.

10 comentários:

  1. Olá Jacqueline,

    Diferente de você eu não gosto de autoajuda, mas esse livro parece bem interessante, ótima dica....abraço.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Jacque, eu adorei a leitura desse livro. Sou completamente geek e adoro qualquer coisa que faça referência a isso. Apesar de ser um manual par arrumar um amor, eu li mesmo apenas para passar o tempo e me divertir. E nisso o autor não me decepcionou.

    Beijos!
    Books and Movies
    www.booksandmovies.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi, Jacque!
    hahaha, que livro interessante. Deve ser muito engraçado (o livro e a conquista nerd <3). Acho que o leria por curiosidade.

    Beijo

    ResponderExcluir
  4. Amiga tenho que confessar que até então eu não tinha tido interesse no livro. Mas agora que li sua resenha gostei bastante de tudo que você falou. Eu nem pedi em parceria com a editora porque fiquei com um pouco de receio, mas adorei as ilustrações e tudo mais. Espero ter a chance de ler. Parabéns amiga =] Saudades de ti

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Olá! Comprei esse livro por 10 reais na bienal de são paulo e não gostei muito, acabei dando para uma amiga.

    http://www.whoisllara.com/

    ResponderExcluir
  6. A capa dele já é um charme, eu fiquei apaixonado pelo assunto que ele pretende tratar. Parece realmente divertido, como bem ressaltou. Boa leitura, deve ser. - Felipe Santos (A Hora do Livro).

    ResponderExcluir
  7. Oi Jac!!!
    Adorei, haha, quero muito ele, acredito que deve ser bem divertido.
    Parece ótimo depois de leituras pesadas, quero conferir!
    Beijokas
    Lara - Magia Literária
    http://www.magialiteraria.com/

    ResponderExcluir
  8. Já li esse livro e achei bem divertido.
    Adorei a proposta e as referências aos filmes, livros, games e todo esse universo.
    E o bacana é que é um livro, que apesar de ser autoajuda, é mais amplo para vários públicos. Eu, por exemplo, não estou procurando um amor, mas curti bastante a leitura.
    E o trabalho da editora ficou ótimo mesmo.
    Bjo

    ResponderExcluir
  9. Oie Jacque =)

    Não sabia que esse livro faz o estilo autoajuda. Confesso que não sou muito de ler livros do gênero, mas esse parece ser tão divertido que acho que vale a pena tentar ^^

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary


    ResponderExcluir
  10. Apesar de ser de autoajuda, o livro parece ser bem divertido e diferente dos demais. Ele possui um caráter bem fofo , e do jeito nerd... Hahaha Estou super ansiosa para lê-lo.

    ResponderExcluir

Fique a vontade para comentar.Será muito bom saber o que você pensa...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...