[Resenha] Um lugar no coração - Amy Hatvany

Livro: Um lugar no coração
Autora: Amy Hatvany
Editora: Verus
Número de páginas: 358
Classificação: 4/5

Minha Opinião:

Amy Hatvany se formou em sociologia, e descobriu que a maioria dos sociólogos estão desempregados. Anos depois ela vendeu o carro, pediu demissão, e passou a trabalhar em sua verdadeira paixão: escrever. Amy é autora de seis romances de sucesso.

Um lugar no coração me chamou atenção pela capa e sinopse, apesar de atualmente fugir um pouco de histórias dramáticas. O livro se revelou uma verdadeira surpresa.
Explorar relacionamentos familiares sem tornar a trama um verdadeiro dramalhão mexicano é uma tarefa difícil. Amy consegue essa façanha com maestria.

Grace nunca pensou em ser mãe. Quando ela conhece Victor - um homem divorciado e pai de um casal - e se apaixona, pensa que não vai ser tão difícil conviver com os enteados, já que eles moram com a mãe, Kelli.
Só que poucos dias antes de Grace e Victor anunciarem o noivado, Kelli morre de forma inesperada, e ao mesmo tempo que segredos vem à tona, e Grace precisa lidar com a tarefa de ser uma madrasta em tempo integral.

Um lugar no coração traz uma narração dinâmica, combinada a emoção presente na narrativa. Narrado em primeira pessoa por Ava e Grace, no presente, o livro conta com flashbacks do passado de Kelli, esclarecendo aos poucos as circunstâncias sobre a sua misteriosa morte.
A narrativa por vários pontos de vista além de fornecer uma visão melhor sobre os personagens, explora a fundo os sentimentos deles.
E a emoção que transborda pelas páginas é um dos grandes trunfos de Amy. Ela consegue imprimir em sua narrativa o sentimento de dor, perda, e desolação. A dor dos personagens é palpável, e transmite veracidade ao leitor.
"Enquanto Victor nos abraçava, eu experimentei um breve lampejo de esperança de que eu poderia fazer aquilo. Se eu podia estar ali agora, num momento doloroso como aquele, podia estar ali sempre. Talvez eu pudesse aprender a encontrar meu caminho em meio a tudo aquilo com as crianças em vez se apesar das crianças. Talvez ser mãe não fosse tão apavorante quanto eu imaginava ser."
Os conflitos são explorados lentamente. Grace não consegue encontrar um meio-termo sobre o papel que ela tem na vida das crianças, e Ava segue relutante em aceitar a presença de Grace.
O interessante é que não consegui tomar partido de nenhuma delas. A trama foi me absorvendo, me envolvendo, e quando percebi estava totalmente vidrada no que aconteceria a seguir, torcendo para que tudo se acertasse da melhor forma possível.
Não espere um suspense de tirar o fôlego, ou um mistério de abalar as estruturas. Tudo foi de certa forma previsível, contudo, as revelações são o combustível suficiente para alimentar a curiosidade do leitor.

Apesar de não trazer muitas reviravoltas, o modo como Hatvany aborda o aspecto psicológico de seus personagens é o que torna o enredo viciante.
Minha única ressalva é sobre o final que soa um pouco descuidado e desconexo do restante da trama. O desfecho é um pouco corrido demais.
Mesmo com esse pequeno deslize, Um lugar no coração é um livro que me fez refletir muito. Uma jornada sobre segundas chances, e como aprender a conviver apesar das diferenças. Recomendo

8 comentários:

  1. Pelo jeito o livro te emocionou mesmo não é , Jacque?
    Tenho visto a divulgação dele no Skoob e em outros lugares e a sua é a primeira resenha que leio. A capa além de delicada é muito sutil, gosto disso, costumo ter sorte com capas assim, que não demonstram muito, por serem simples mas que escondem lindas histórias.
    Senti nas suas palavras que a autora trás personagens intensos, eu adoro , e a cada dia sinto mais e mais necessidade de ler livros assim, não ando me apegando em historinhas sem algum contexto (exceção para os romances de banca, que sempre vão ser minha válvula de escape) , então o que digo é: Quero muito ler e já anotei o nome para compra.
    Obrigada pela resenha e dica.
    Beijão
    Vivi
    Razão e Resenhas

    ResponderExcluir
  2. Eu até prefiro um livro com uma boa abordagem psicológica, sem muito mimimi, é claro, do que algumas reviravoltas sem sentido. Não conhecia a autora, mas me agradou o que você falou dela.
    Vou querer ler, com certeza.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de março. Você escolhe o livro que quer ganhar!

    ResponderExcluir
  3. Caramba parece ser aquele tipo de livro bem emocionante sem exagerar. Adorei a premissa, quero ler
    Beijoos,
    Sétima Onda Literária

    ResponderExcluir
  4. Oi Jcque
    Sabe que a capa dele também me chamou muita atenção, mas a premissa dele não me cativou muito. Acho que este eu passo...
    Mas adorei sua resenha que pode me mostrar uma visão maior da história.

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi, Jacque!

    Pela sinopse não esperava muito da história, achei que seria um drama ao extremo... Mas vejo que me enganei. Que bom! Fiquei curiosa para conhecer os tais mistérios de Kelli e saber como tudo terminou. Também gostei de saber que a história foi narrada por Grace e Ava. Uma pena que o final tenha sido muito rápido, isso tira um pouco do encanto.
    Adorei a dica!

    Beijocas.
    http://artesaliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi Jacque, a capa do livro é linda, uma leitura que deve tocar o leitor mesmo, mais apesar de ter gostado da sua resenha, não sei se leria agora.
    Mais de qualquer forma, ou anotar a dica!

    Beijos Mila
    http://dailyofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi Jaque, tudo bem?
    O título do livro também chamou bastante a minha atenção e como gosto de tramas, sobre famílias e recomeços,acredito que iria gostar do livro.

    *bye*

    http://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Eu adorei ele <3 E apesar do final corrido eu acho que ficou bom haha estou apaixonada pela escrita da autora, eu gosto de livros assim <3

    Beijos
    Passaporte Literário

    ResponderExcluir

Fique a vontade para comentar.Será muito bom saber o que você pensa...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...