[Dica de filme] Se eu ficar


Filme: Se eu ficar (If I Stay)
Diretor: R. J. Cluster
Elenco: Chloë Grace Moretz, Mireille Enos, Jamie Blackley
Ano: 2014
Classificação: 4/5

Minha Opinião:

Assim que terminei de ler o livro, fui correndo para assistir a adaptação. Acho que nunca fiquei tão empolgada para ver um filme assim. Nem A culpa é das estrelas - um dos meus livros favoritos - eu fiquei nessa euforia de ver a adaptação (e até hoje ainda não assisti).

Eu esperava encontrar no filme a emoção que não senti ao ler o livro, e felizmente o diretor conseguiu captar perfeitamente esse sentimento. O filme é muito emocionante, e também traz um equilíbrio entre drama e romance. Claro que temos alguns exageros, mas foram recursos utilizados sabiamente por Cluster, para dar um ar mais dramático ao desfecho.




Para minha surpresa o enredo foi super fiel ao livro. Acho que até agora esse foi o filme que mais seguiu à risca as cenas da obra. Pouquíssimos detalhes foram mudados, e algumas cenas cortadas não fizeram falta nenhuma (especialmente o show que Adam dá no hospital para distrair a enfermeira e ver Mia, que foi totalmente exagerada no livro). Os flashback de Mia funcionaram perfeitamente no filme, e serviam para contrastar com todo o drama do hospital.
A emoção presente no filme fez toda diferença. Até a cena do acidente ficou mais impactante. Mas se tem uma cena que me desarmou foi ver o avô de Mia falando com ela. Nuss, eu desabei de chorar. Os momentos em que falam de Teddy também me levaram às lágrimas.


Quando eu soube que Chloë Grace interpretaria Mia torci o nariz. Apesar de gostar da atuação da atriz (especialmente em Carrie - a estranha), achei que ela era meiga demais para o papel de uma menina de 17 anos. Pra mim ela ainda tem carinha de uma menina de 13 anos. But, para minha surpresa, ela me convenceu. Especialmente nas partes musicais. Lendo a entrevista no livro, dá para perceber que ela se entregou de corpo e alma a personagem. inclusive, ela chegou a estudar violoncelo, o que fez toda diferença. As cenas onde ela toca ficaram muito perfeitas, e ela convencia no papel de uma menina que ama música clássica.


Mas a boa atuação não conseguiu apagar minha antipatia pela forma como ela tratava os pais, e Adam. Os pais de Mia são a coisa mais fofa do mundo. Inclusive, a família inteira. E às vezes eu tinha a impressão que ela sentia vergonha deles. O mesmo aconteceu com Adam. Ela não se enturmava com a galera dele, e parecia que detestava a música dele. Nas cenas do hospital achei que faltou expressividade em Chloë. Não sei se foi cisma minha, mas eu não conseguia enxergar uma garota que estava sofrendo com a decisão de partir ou ficar. Se não me engano, ela também não chorou, nem demonstrou emoção em nenhuma das cenas, que só serviu para alimentar meu estranhamento. E ela correndo é muito estranha rs


Já Adam, vivido pelo ator Jamie Blackley,está perfeitamente representado. Eu me apaixonei por ele, mas confesso que quando vi algumas fotos dele na capa do livro achei ele meio estranho rs
Assim como Chloë, ele também tocou violão, e usou sua própria voz nas músicas. Foi paixão à primeira vista pela voz e atuação dele. Ele encarnou perfeitamente um cantor de uma banda, sem falar que achei a voz dele linda (Jamie grave um CD, please).
O motivo para eu ter gostado mais do livro se deve em partes pela musicalidade presente no filme. Ver a banda do Adam tocando as músicas tornou tudo tão mais real e convincente. A trilha sonora ganhou um gostinho diferente e especial.


Como casal os atores convenceram muito bem. A química era visível, e isso é fundamental em um filme assim. Suspirei com os dois, e meu coração deu saltos com as declarações idênticas as do livro.
Acredito que o maior trunfo do diretor tenha sido exatamente explorar a emoção que faltou no livro. Cenas simples como a que eles tocam e cantam juntos, me deixou toda arrepiada e com lágrimas correndo soltas pelo rosto. Pela primeira vez afirmo que este é um caso onde a adaptação supera - e muito - o enredo original. Certamente vou rever o filme, and chorar novamente. Agora posso dizer: preparem os lencinhos para se emocionar.


10 comentários:

  1. Oi Jac
    Eu vi esse filme e confesso que fiquei arrepiada, me emocionei em vários momentos... muito lindo! *-*
    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa

    ResponderExcluir
  2. Oi Jacqueline, eu assisti o filme e AMEI, amei amei demais, tanto o filme quanto o livro, os dois são maravilhosos né? Chorei demais em ambos, uma história de emocionar!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Jacke, sua linda, tudo bem?
    Eu ainda não li o livro, mas eu vi o filme. Eu sempre acabo vendo os filmes antes, não consigo esperar. Me emocionei muito com a história e concordo com você, o ator passou mais verdade do que ela. Achei que ela estava mais perdida do que desesperada. E realmente a cena do avô é inesquecível!!!!!!
    Ouvir voce falando me fez reviver o filme, adorei sua crítica.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi tudo joia?
    Eu não gostei muito de ACEDE, (não me julgue haha), mas acabei gostando bastante de SEF,

    Beijos
    intoxicadosporlivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oie! Eu não li o livro e nem vi o filme. Na verdade não sei se tenho MUITA vontade de ler o livro, mas pretendo assistir o filme, ainda mais de ter lido sua crítica sobre ele :)
    Beijos, Carol
    www.girlfromoz.com.br
    Btw: Te indiquei numa tag lá no blog, caso queira fazer :)

    ResponderExcluir
  6. Oi Jacque!!

    Tive a oportunidade de assistir ao filme esses dias e me apaixonei por ele! Detestei o livro, mas o filme ficou realmente muito bom. Conseguiu mostrar o drama que o livro não conseguiu, na minha opinião (e na sua também hihi). Me apaixonei pelo Jamie Blackley, é um amor. Também achei a voz dele perfeita. Depois que eu assisti, tive que baixar a soundtrack do filme de tanto que gostei.

    Também torci o nariz pra Chloë no papel de Mia, mas no fim também acabei gostando. Não tanto, mas acho que ela se encaixou. Ela e o Jamie tiveram muita química.

    Beijo!
    http://www.roendolivros.com/

    ResponderExcluir
  7. awn me animei mais pra ver do que pra ler sabe <3
    adoro a atriz que interpretou o papel da menia então isso ajuda muito a minha vontade de assistir.

    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  8. Pelo incrível que pareça, estou mais animado para assistir ao filme do que para ler o livro. Já li algumas críticas bem negativas quanto ao livro. Ao contrário, quanto ao filme, já li críticas positivas.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de janeiro. Você escolhe o livro que quer ganhar!

    ResponderExcluir
  9. Flor, comparado ao livro o filme realmente é muito melhor! Emociona muito mais e termina de um jeito certo, já que não sabemos ainda se terá ou não o segundo filme. Eu espero que sim! =D

    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  10. Estou louca para assistir esse filme! Não li o livro e, pelo que pude perceber, tem quem o ame e quem o odeie. Acho a atriz escolhida ótima, não sei se ela se encaixa no perfil descrito no livro, mas aprecio muito o trabalho dela.
    Beijos

    Vidas em Preto e Branco 

    ResponderExcluir

Fique a vontade para comentar.Será muito bom saber o que você pensa...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...